SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Guerra ao internetês


Graças ao internetês, está  praticamente impossível entender algumas mensagens postadas nas redes sociais devido ao abuso gramatical cometido à solta nas ferramentas tidas como permissivas, tornando-se marketing negativo de cunho profissional ou mesmo pessoal do usuário.

Algumas mensagens parecem enviadas do além e não possuem uma vírgula sequer nem mesmo nexo de articulação. A abreviação já não é o problema maior, pois é melhor que se escreva " vc" que " voçê". Não que tenhamos que recorrer às meticulosas construções machadianas, mas um mínimo trato com a língua facilita a comunicação em qualquer âmbito social.

Outro dia pedi uma tradução do texto escrito no facebook ,que de repente se tornou o ponto de encontro dos assassinos gramaticais. O próprio nome já diz:  face. E o perfil de alguns é de ignorante verbal-linguístico. Imaginem este indivíduo escrevendo um e-mail profissional, ou até mesmo pessoal? Está fadado ao fracasso em qualquer tipo de relação. 

Não espero, com a crítica mudar o mundo, mas entendo que o texto selecionará os visitantes de minha página, pois se não sabem escrever, não entenderão minhas postagens e comentários. Não tenho nada contra as redes sociais, faço muito uso delas, mas o bom uso. Gostaria apenas de entender melhor aquilo que leio, as impressões e pensamentos registrados, porém não me sobra tempo para um vão esforço de tentar entender o ininteligível.

Elzenir Apolinário

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Que publicação majestosa!

    Elzenir você esta absolutamente certa. O que se tem feito à Língua Portuguesa é de um violência inalcançável. As vezes, de tanto ler errado, me pego num "desses" envolvimentos com estupidez.

    Uso a abreviação 'vc', pois é para ganhar tempo no bate papo, porém, sei que é deformador.

    Lhe cumprimento mais uma vez.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Guará. Este texto estava pululando em minha cabeça há mto tempo. Vamos fazer guerra contra o internetês!

      Excluir
  3. Gostei muito do texto (crítica), principalmente "qnd vc" disse q as abreviaturas não são os maiores problemas.
    Eu sou usuário assumido de tais meios de minimizar meu tempo, também na era dos 140 caracteres um final de semana gasta bem mais do que um "fds".
    Lembrei-me também de um acontecido mas comentarei no face.

    A e uma crítica ao português coloquaiL só pra descontrair...

    "Custei a digitar e a ouvir a voz da minha cachola dizendo 'Lembrei-me', eu num me lembrei-me se tem hífen na reforma do fim do mundo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tiago, acho que tudo tem limite e a rede parece local favorável à desconstrução da língua. Não me conformo...Com hífen...rsrs...

      Excluir
  4. Parabéns pela postura, eu penso assim também, procuro evitar ao máximo até abreviaturas, como .. pq... vc... tb. Penso que a língua de um país é um de seus patrimônios. Doi mesmo ver algumas aberrações, e o pior, tem gente que fica com raiva por a gente não entender o que dizem na net. Beijos,,amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Carlos as pessoas não gostam de ser corrigidas e nesta afã, a língua vai se desgastando e sendo desrespeitada globalmente. Lamentável!

      Excluir
  5. Oi, Elzenir, bom dia!!
    O debate iria longe. É daqueles excelentes para reunir um grupo de reais interessados num lugar agradável e ir ao fundo da questão.
    E onde está esse fundo?! Na desconstrução intencional dos idiomas?! Ou é apenas parte da desconstrução intencional de todos os paradigmas da sociedade, em busca de uma sociedade caótica, sem letras, sem moral, sem ética e sem lei?! Ou há fundo ainda mais fundo nesse poço?!
    Sei que a ignorância aliou-se em pacto de sangue com a preguiça, e tomou o corpo e a alma daqueles que estão à flor do poço, sem vontade, imaginação ou inteligência alguma para desconstruir nada, mas são apenas objetos dos reais intencionados como parte do processo. São só tolos com diploma mesmo. A perda da correção no falar só é variante da falta de saber o que dizer. Pior que não saber falar é não ter o que dizer. E é rara a conversa em redes sociais que levem a alguma coisa. Eu soube que certo jogador postou: "estou entrando no banheiro" e houve milhares de interações!
    Então, não é essa postagem sua a divisora de águas em seu blog. O seu blog é um divisor de águas. Porque o que aqui se expõe e se comenta está para muito, muito além do que quem escreve "q voçe dice, brow?" se interesse, possa, queira ou saiba responder.
    Um beijo carinhoso
    Doces sonhos
    Lello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lello, brilhante participação. Realmente é cansativa a falta de assunto de alguns. Deixei o Twitter de lado por causa disto. Já não aguentava mais ler:"vou a padaria"....e por ai vai...Mas continuamos a apregoar a essência intelectual na rede incansavelmente. Obrigada pela visita.Abraços

      Excluir
  6. Vengo del blog de Ana Martins Ave Sem Asas y me ha encantado tu Rincón; por lo cual, si no te importa, me gustaría ser Seguidor de tan bello Espacio, lleno de Sentimientos y Magia.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro, fique à vontade para seguir e participar. Abraços

      Excluir
  7. Este pensador, viageiro entre Sois
    Esta Ave pousada em mil embarcações
    Este barco que passa sem vela ou remo
    Esta arca repleta de vibrantes emoções

    Esta mestiça flor de açafrão
    Este ramo de espinhos cravados na mão
    Esta alma que não ousa largar opinião
    Este homem vestido de solidão

    Ouvi um som profundo e breve
    Vindo de uma perdida lembrança
    Toquei de leve os trincos da memória
    E senti o golpe frio de uma afiada lança

    Boa semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, profeta, quanto tempo n te encontro por aqui.
      Adorei a simbologia. Tenha uma semana abençoada. Abraços.

      Excluir

Releituras