SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 28 de agosto de 2010

UM MINUTO DE RESPEITO


Elas pedem um minuto, um minuto de respeito. Cansadas de serem objetos de prazer e violência, as mulheres pedem uma trégua à sociedade machista. A cada minuto pode-se registrar uma atrocidade feita contra o belo sexo. Elas foram feitas para encantar o mundo, mas sofrem com o preconceito e a discriminação. Em algumas culturas não têm direito nem mesmo a expressar seus desejos mais íntimos. Podem sofrer violência até mesmo se forem abandonadas por maridos ou noivos. Não vivem sua infância tranquilas, pois já foram prometidas a algum pretendente. Não chamo isto de cultura, chamo ignorância e falta de humanidade.
Quando tidas como objeto de desejo, são anulados seus sonhos e sentimentos. Mas pobre daqueles que não entendem o coração de uma mulher. Se buscam o crescimento profissional têm que provar sua capacidade a todo instante. Como mães, são sugadas até a última gota de sua essência. E por que não são respeitadas? Por que sofrem tanta violência?
O mundo machista não lhes permite plena liberdade, talvez por temer seu poder, pois a mulher já provou uma capacidade que o homem não tem: ela é multifuncional. Não que eu seja feminista, sou humanista! Devemos respeitar o"ser humano"em cada um, seja homem ou mulher, independente de suas escolhas.
A luta feminina continua, mas de forma sutil. Com seu traquejo, a mulher conquistará seu espaço na sociedade, mesmo que leve algum tempo. Por tudo, um minuto de respeito, pois aí vem uma MULHER.
Elzenir Apolinário