SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

domingo, 14 de outubro de 2012

FOI APENAS UM SONHO

No dia dos professores queria sonhar acordada
que ninguém mais me diria para mudar de profissão, pois
nesta não vou ganhar dinheiro;
sonhar que tenho uma grande chance de mudar
o mundo;
sonhar que me reverenciam pela grandeza de meu trabalho
não pelo carro que eu tenho;
sonhar que as coisas que ensino não têm pretensão de ser
verdades irrefutáveis, mas que comecem a  construção
de  um novo ser humano;
sonhar que o giz e minhas palavras são bastantes para
mudar o mundo de alguém;
sonhar que desafio a frustrante estatística de que
ensino apenas a 5% de meus alunos;
sonhar que posso guiar aqueles que me ouvem
ao bom caminho;
sonhar que no meu dia a dia está sendo construída
a base da sociedade;
sonhar que sou respeitada por isso;
sonhar que as condições de trabalho sejam dignas
e que minhas decisões sejam acatadas;
sonhar que trabalho mais com o coração e
menos com a mente;
sonhar que todos me respeitam em sala de aula
e que eu também os respeite, pois todos somos seres
humanos;
sonhar que haja igualdade no tratamento com o educando;
sonhar que somos todos tolerantes com os muitos desafios
que nos esperam a cada dia;
sonhar que o professor não precisa ir às ruas gritar
por aumento de salários;
sonhar que todo o nosso trabalho e a responsabilidade
que lhe incute sejam reconhecidos;
sonhar que tudo o que digo já faz parte da realidade;
mas, parafraseando Drummond: " há em todas as consciências
um cartaz amarelo que diz: é proibido sonhar!"

Elzenir Apolinário

7 comentários:

  1. Oi, Elzenir, boa noite!!
    Não sei se é mais encanto, admiração, reflexão ou inquietação que me move! Sei estou simplesmente lendo pela terceira vez esse texto rico, profundo, lindo e absolutamente inquestionável. E sei que lerei outras tantas!
    Querer sonhar... Diante da conclusão do texto, não resta mais que “querer sonhar...” Mas isso nem ainda é sonhar, ou sonhar já não pode ser... É somente o que se queria... Está duplamente além da realidade. Além disso, é só num dia, num dia que fatídica ou ironicamente se chama “Dia do Professor”. Ao menos nesse dia! Isso torna a realidade, para os outros 364 dias, triplamente impossível...
    Mas, que sonhos! Ah, no campo das realizações humanas, não tenho visto sonhos mais lindos há muito tempo! Há, mais ou menos, o tempo de toda a minha vida... São formidavelmente lindos! Maravilhosamente estruturados! Eu proporia que esse texto se tornasse um hino, que se tornasse um quadro em todas as escolas do país.
    Ninguém é nada sem professores. Por lógica, é a profissão a ter melhor investimento no mundo. Que sabe o político, o cientista, o advogado, o historiador, o general, o empresário?! Sabe o que lhe foi ensinado a raciocinar e ver, enxergar. Aprendeu sob condução insubstituível do professor.
    Só penso, e peço perdão por pensar assim, que, talvez, a conclusão pudesse se apresentar numa visão ligeiramente divergente...
    “...realidade;
    Sei que, parafraseando Drummond: ‘há em todas as consciências
    um cartaz amarelo que diz: é proibido sonhar!’
    mas... eu ainda assim queria sonhar, porque um pensamento me arrasta... é este: quem terá ensinado a consciência a ler, escrever e interpretar?!”
    Um beijo carinhoso
    Doces sonhos
    absolutamente seu fã
    Lello
    P.S – Ah, sim, parabéns pelo “seu dia!”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lello, fiquei emocionada com suas palavras de incentivo, ainda há em mim uma centelha de esperança por dias melhores, tempos melhores na educação. Pessoas como vc me fazem acreditar que a sociedade ainda vai valorizar nosso trabalho sem que para isto seja necessário escassez de profissionais. Poderia ser hino das escola, por veio do fundo da alma. E professor é feito de alma! Abraços. Obrigada.

      Excluir
  2. O sonho é a busca pela realização, pelo conquistar.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos sonhos estão sendo combatidos pela dura realidade.. Mas seguimos em frente, quem sabe tudo possa mudar? Abraços.

      Excluir
  3. Precioso Post, lleno de buenas ideas y convicciones.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Pedro, sou apenas uma pensadora em voz alta. Abraços.

      Excluir

Releituras