SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 15 de outubro de 2011

AOS DESBRAVADORES DA EDUCAÇÃO


Eles acordam cedo, dormem tarde, não têm finais de semana tranquilos, trabalham 24 horas por dia, são mal remunerados; mas ainda acreditam em seu trabalho e que são fatores de mudança social. Esta é a realidade de um profissional da educação no Brasil. Muito se fala em valorização da educação, mas ainda estamos longe de reconhecer a importância de um professor.



Eles acreditam em seu trabalho, mas a sociedade não. Querem com afinco mudar a realidade a sua volta e não medem esforços para isto. São lembrados em apenas uma data específica, porém estão lá no fundo de suas persistências sempre buscando formas de melhorar seu trabalho e obterem resultados mais satisfatórios para si mesmos e para seus ensinados. Em seu labor silencioso, travam lutas internas com o descontentamento frente aos obstáculos que dificultam seu trabalho tentando deixar suas impressões sensíveis em um mundo moderno desprovido de valores.

Niguém disse que seria fácil, porém não disseram que educar teria nova conotação. Não nos disseram que teríamos que criar filhos dos outros e ainda sofrer repreensões ao exercermos nosso dever de educadores. Não nos disseram que carregaríamos os pesos do mundo sobre nossos ombros, pois somos seres de coração sensível. Pensamos que podemos mudar o mundo e as pessoas, mas apenas podemos instrui-las deixando que façam suas próprias escolhas. Não disseram que em muitas vezes sofreríamos ao vermo-nos de mãos atadas em relação às dificuldades e problemas dos alunos.

Então, devemos fechar o coração e trabalhar como máquinas? Máquinas não reclamam , não sentem, apenas fazem seu trabalho sem se preocupar com o resto. A sociedade não sentiria vergonha do que faz com o profissional da educação, mas sofreria o ônus ao perceber que o educador-máquina não se preocupa com problemas sociais e esta mesma sociedade ficaria ainda mais doente.

Desbravadores somos, pois em meio à vastidão social procuramos nosso lugar ao sol que não é o status, nem o mar de riquezas, este seria o reconhecimento de todos por nosso trabalho transformador e enobrecedor de seres humanos.


Elzenir Apolinário

Parabéns a todos os desbravadores da educação. Força sempre!!!!