SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quinta-feira, 25 de março de 2010

RESILIÊNCIA.CAMINHO PARA A SUPERAÇÃO


Resiliência, palavra difícil, mas mais difícil àqueles que passam por um estado de resiliência. Lutar contra dificuldades é um desafio constante na vida de muitas pessoas. Dificuldades físicas, emocionais, intelectuais e até mesmo psíquicas levam pessoas a terem que provar todos os dias para si mesmas que vale a pena viver, que elas têm seu valor no universo.

É preciso ser forte para superar essas dificuldades que muitas vezes não vêm sozinhas. Somos tentados a desistir nas mínimas dificuldades, mas não podemos desisitir de nós mesmos. Deve-se buscar com coragem e confiança a cura para os males. Buscar forças que se escondem em nosso interior quando achamos que não as temos. Nada mais encantador que ver pessoas vencerem a vida apesar de suas dificuldades, superarem limitações e serem felizes. Nada é mais encantador que a mente do ser humano que pode ser objeto de construção ou de destruição.

Resiliência tem seu lado positivo, pois serve de motivação para o sucesso, para a busca. É mola que move muitos seres que não querem voltar ao fundo do poço em que estiveram. Serve também para evitar a auto piedade, tentação da raça humana.
Elzenir Apolinário