SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VIDA VIRTUAL


Alguns dias longe da vida virtual me fizeram refletir sobre nossa condição moderna, ou melhor, nosso mundo moderno que acorrenta nossas escolhas e nos direciona a caminhos sem volta. No mundo real podemos ser livres e ir para onde quisermos, ao passo que o mundo virtual nos seduz com embalagens reluzentes, mas sabemos que nem tudo o que reluz é ouro.

Ligo o pc e chega a dúvida: Blog, e-mail pessoal, e-mail profissional, msn, twitter, facebook, orkut, badoo, hi5, clube das orquídeas, casa da poesia...Posso respirar? Será que consigo viver no mundo real? Tenho tempo para os dois mundos?

Somos reféns confessos, dependentes da era tecnológica. Há pessoas que viajam de férias e não se desconectam do pc. As amizades se tornaram vagas, pois muitas delas se concretizam apenas virtualmente. Muitas pessoas procuram relacionamentos apenas na internet; eu, particularmente, não acredito neste tipo de relacionamento, prefiro o cara a cara, olho no olho...E então, será que temos medo do real e nos escondemos atrás de uma tela? Quantas interrogações!

É fato que a tecnologia está engendrada em nosso meio, mas precisamos de um pouco de moderação. A vida acontece lá fora, enquanto envolvemos todos os nossos sentidos com a tecnologia. Também é bom caminhar, conversar com as pessoas, ler, dançar, enfim viver a vida real que é mais palpável que a vida virtual. Se não observarmos com sensatez nossa condição moderna, em breve nem ao menos saberemos quem somos, se apenas mais um dispositivo externo do computador.
Elzenir Apolinário