SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SALVE...SALVE OS PROFESSORES

(Cena do filme: O triunfo)
A ARTE DE ENSINAR

Entro na sala e encontro alunos desmotivados, cansados e com muita vontade de me atirar pela janela. Dou um sorriso, faço perguntas e começo a mudar o assunto. Esta é a parte da qual eles não gostam, então , olho para aquele aluno lá do fundinho e faço uma brincadeira, lá vamos nós conhecer o conteúdo da aula, conversas paralelas: um olhar sério, uma pausa na fala ou outra brincadeira...aprendemos brincando e rindo de nós mesmos.

Cheguei em casa, hoje, pensando em como sou corajosa de ensinar uma língua tão difícil como a nossa, isto é o que me falam na sala de aula. Perguntas...perguntas...respostas...de repente a dúvida...Será que posso fazer melhor? Não sei, pelo menos estou tentando. E posso dizer que gosto de tentar. Aliás, professor vive tentando. Como posso saber se estou no caminho certo? Simplesmente não há caminho certo, há apenas caminhos a percorrer que não se sabe onde acabarão ou o que encontraremos na caminhada.

Penso, reflito, às vezes, chego satisfeita: hoje consegui!!! Mas, às vezes, chego arrasada pensando que o dia não foi dos melhores. Tantas angústias carregamos, tantas responsabilidades. é justo conosco? Não sei, mas sei que ensinar não é uma tarefa para qualquer mortal, é para aqueles sensíveis e perseverantes. Aliás, o verbo" perseverar" deveria que fazer parte de todas as nossas orações!!

Um presente: um elogio. O aluno chega até nós e diz que aprendeu conosco e por isso seremos inesquecíveis. Outro presente: O aluno diz que não entendeu nada, o que nos leva a pesquisar mais para ensinar e assim aprendermos mais, a humildade abre as portas da sabedoria.

Ensinar, então, é um misto de prazer e angústias que se misturam em proporções iguais. A alegria de ensinar e a dor de não conseguir ensinar-aprender. Isto mesmo, não podemos ignorar que ensinando também aprendemos. É via de mão dupla. Sei que é muito bom ser reconhecido, embora tantos mestres não o tenham sido. Não se trata de uma questão apenas remuneratória, mas principalmente afetiva, humana. Se os alunos nos trazem dificuldades, devemos entender que nós também temos dificuldades e o relacionamento vai se moldando aos poucos, pois são seres humanos lidando com seres humanos. portanto, se queres evoluir como pessoa, pegue os livros, o pincel e vá para a saula de aula!!

Elzenir Apolinário

Professora, sim, com orgulho!!!!