SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

domingo, 17 de outubro de 2010

PROJETO OBRA VIVA

Madalena (802)


Nós Três (801)


O Alienista ( 901)

Sempre fui uma leitora assídua, lembro-me de que na adolescência deixava de sair de casa para ler um livro. Amava viajar nas ideias e no mundo novo que se abria à minha frente sem que eu saísse de meu quarto, era tão sonhadora que me imaginava morando naquelas casinhas, ou caminhando pelas estradas floridas criadas pelos autores. Hoje, colho frutos desta minha dedicação e gosto pela literatura.

E por acreditar que a leitura tem um poder tranformador do indivíduo e da realidade que o cerca, desde 2006 quando comecei a lecionar, dei início ao que chamo "levante em prol da leitura". Os alunos leem livros e através das encenações envolvem-se com a leitura e despertam nos colegas o desejo de ler respectivas obras e saber mais sobre sua história. Arte e literatura de mãos dadas podem envolver os jovens comprometidamente com o fantástico mundo da imaginação e do conhecimento, pois vejo que a encenação é o ponto alto de suas apresentações e assim muitos talentos são revelados, dificuldades de relacionamento são superadas, dificuldades em falar em público e até mesmo o gosto pela leitura é despertado.

São alunos do 8º e 9º anos que promovem este projeto, tornam possível um sonho de trazer a geração dos computadores para o mundo da leitura. Ao lado, na lateral do blog, outros trabalhos apresentados e dicas de livros infanto-juvenis que despertaram a curiosadade dos alunos. Fica a dica para você, professor, que também acredita no poder da leitura como ferramenta fundamental no processo de formação pessoal e profissional de seus alunos.



Elzenir Apolinário