SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

terça-feira, 30 de março de 2010

TODOS QUEREM SE CASAR!!!

Todos querem se casar!!! Na verdade as pessoas têm vergonha de assumir este desejo e se escondem atrás do escudo da modernidade dizendo que são solteiras convictas , que são independentes e felizes sozinhas, mas no fundo esta é uma ideia imposta pelos novos tempos, nada disto surge do íntimo delas, pois no fundo querem mesmo é ter um companheiro para toda a vida, para o que der e vier.

Há aqueles que adotam um comportamento adolescente ridículo para suas idades. Apesar de estarem na fase madura, dizem que querem apenas "ficar", sem compromisso. Na verdade estas pessoas não querem compromisso com nada: trabalho, amigos e até mesmo a família. fogem da intimidade com o outro, são inseguras em relação a si mesmas. Por medo de serem abandonadas, abandonam o outro poupando suas próprias dores, mas causando sofrimento a este.

Há, também, aqueles que não passam da fase da conquista, fazem de tudo para conquistar a pessoa, para depois sugá-la e quando se satisfazem, vão embora sem explicação, deixando um rombo emocional em sua vítima. Estes não sabem amar. Veem no outro seu objeto de satisfação pessoal apenas. São incapazes de amar e por isso saem em busca de uma nova presa...um ciclo vicioso sem fim. São pessoas egoístas fadadas a viver no ostracismo de seu mundo. E egoísmo é antagônico ao amor.

O casamento significa disposição para construir um relacionamento sólido, claro que não é garantia de união eterna, mas pelo menos é um passo dado por aqueles que querem levar o relacionamento para outro estágio. É preciso, para vivenciar esta experiência, muita maturidade emocional e psicológica para superar os problemas cotidianos. Conhecer o outro, aceitar suas manias, somar defeitos e qualidades em prol do crescimento de ambos. O contrário disto? A solidão, pois mesmo uma vida luxuriosa leva à sensação de se estar só entre borburinhos e rostos.

Se eu quero me casar? Digo sim!!! Sou mais corajosa hoje. Não que eu tenha uma visão apenas romântica do casamento. Tenho muitos amigos casados e sei que envolve renúncias e concessões de ambas as partes, mas se não tivermos coragem para embarcar nesta viagem, só nos restará lamentar a solidão, um fardo pesado demais para um ser humano.

Elzenir Apolinário