SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SOBRE A VERDADE


Estas reflexões começam através de um fato curioso que aconteceu comigo na universidade onde trabalho. Uma aluna que havia participado do seminário literário, ao ver sua nota do trabalho no portal, aproximou-se de mim e inesperadamente pediu-me que diminuisse sua nota porque ela não havia lido o livro apresentado. Sua atitude surpreendeu os presentes. A situação era dicotômica, pois a sinceridade dela mereceia benevolência, mas a atitude de não ler o livro merecia punição. Minha aprendizagem com o magnífico rei Salomão exarou que ela sofreria pequena punição.
Tudo aconteceu nesta semana....A partir deste dia aumentou, ainda mais minha inquietação com a mente humana. Como meu querido Machado de Assis, gosto de observar o comportamento humano.Cheguei à seguinte conclusão: a verdade pode ser cruel, mas dói menos que a mentira, mas é preciso ter a coragem desta aluna para assumir a verdade e imunizar-se contra as tentações da mentira. A pessoa que é feita de verdade não se aquieta com as inverdades. E ainda há pessoas honestas neste mundo, basta que nos aproximemos delas, gente do bem, que só nos farão acrescentar, jamais empobrecer o espírito.
Esta foi uma semana de grandes aprendizados...