SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

domingo, 10 de abril de 2011

UM MINUTO DE RESPEITO



Os últimos acontecimentos no Rio de Janeiro me fizeram refletir sobre a mente humana, em como podemos ser perversos. E não falo apenas do demente que assassinou brutalmente as crianças mas também das pessoas que fizeram do fato um palco de espetáculos, uma subversão do respeito a que todo ser humano tem direito, o respeito à vida que pulsa em cada um de nós.




De um lado, a mídia explora o fato para vender notícias, do outro pessoas, sem um mínimo de respeito, comprazem-se em divulgar em sites da internet a imagem do assassino e suas vítimas. O que querem? Mostrar que estão antenadas aos acontecimentos ou tripudiar sobre a dor alheia? A situação está se tornando um circo. E a seriedade do fato banalizada.




Infelizmente, constato o que li há algum tempo, que dizia que o ser humano tem uma tendência para o mal. Torcemos pelo aumento do número de vítimas, por mais um tisunami no Japão, por mais catástrofes que alimentem e satisfaçam nosso lado perverso. Torcemos pela fuga do bandido, salvo se não formos nós mesmos as vitimas. Nosso lado mau está vencedo?




Creio que se cada pessoa que especula o fato tivesse diretamente algum envolvimento com ele não teria a mesma atitude, não acharia bonito estampar em seu perfil no orkut uma comunidade sobre o assassino e sua desprezível carta. Pelo contrário, respeitaria mais a dor que sentem as famílias das vítimas e rezaria por elas. Isto sim, é ser humano.




O fato também desperta a importância de se valorizar a vida do outro, através da humanidade que há em cada um de nós. E se não alimentarmos esta humanidade e respeito pelo outro, a raça humana estará perdida quando nosso lado perverso suplantar nossa bondade. Por tudo, peço um minuto de respeito pelas vítimas e suas famílias.




Elzenir Apolinário