SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROFESSORES VARONIS DESTE BRASIL!

Eles são muitos, espalhados pelos quatro cantos do país. Alguns andam quilômentros para chegar ao trabalho, enfrentam rios, pontes, tempestades, mas estão lá, na hora exata, no lugar marcado.Enfrentam a desumanidade na profissão, os recursos parcos, as promessas nunca cumpridas. Outros têm menos dificuldades, mas elas existem. Escondem-se nas horas gastas com elaboração de uma aula e nos minutos de desprezo dos alunos com a mesma aula. Aparecem nos embates cotidianos na tentativa de mostrar aos alunos o caminho do bem e do mal e convencê-los de que o bem é a melhor escolha. Dentre tantas lutas ainda estão as lutas com a falta de reconhecimento da sociedade e a incompreensão dos pais que acham que professor é babá de seu filho e responsável por sua educação, menos por sua formação. Somos a base de todas as profissões, mas ao se tornar médico, dentista, engenheiro, o profissional esquece-se de que passou primeiro pelas mãos dos professores da educação básica. São lutas renhidas, mas alguém pode resolver a situação, não apenas achar bonito o que o professor faz para ensinar...é preciso repensar o valor da educação, não somente no tocante à remuneração, mas no papel que estamos exercendo de mães, pais, amigos, conselheiros, psicólogos dos alunos e únicos responsáveis pelos rumos da sociedade.


A todos os professores ofereço a flor de Lotus, pois sua beleza seria inconcebível dada sua origem em águas lodosas....assim é a arte de ensinar: fazer beleza onde não se pode encontrar o belo....buscar esperanças onde não se espera nada e construir seres mais humanos onde impera a desumanidade.


Parabéns, professores, pela garra, coragem e perseverança!
ELZENIR APOLINÁRIO
PROFESSORA SIM! COM ORGULHO!
Participação na blogagem coletiva Professores do Brasil. www.ponderantes.blogspot.com Nosso amigo Valdeir Almeida. Bela iniciativa!