SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quinta-feira, 10 de março de 2011

AMOR EM TEMPOS MODERNOS


Muitas pessoas já tiveram suas vidas modificadas por duas palavras: e, se. Quando temos que fazer escolhas, fazemo-nas muitas vezes inseguros de termos tomado a atitude certa. Com o tempo vem a pergunta: E se eu tivesse trilhado outro caminho, o que teria acontecido? Infelizmente não podemos voltar atrás e mudar os fatos, apenas nos conformarmos com as consequências destas escolhas.
Com Romeu de Julieta não foi diferente. Lutaram pelo amor, mas tiraram conclusões precipitadas e foram separados pela morte. Manipulamos o amor, ou somos manipulados por nossos desejos e fraquezas? Por mais que a humanidade renegue, ainda, guarda seus sonhos românticos dentro da caixa de Pandora. Ao abrirmos não teremos volta. Às vezes, buscamos o caminho que nos parece mais fácil e prático, mas nos trará felicidade? Tudo isto porque não temos mais parcimônia ao lidar com o amor. E se deixássemos de perseguí-lo com tanta voracidade, ele mesmo nos encontraria. Em tempos antigos as pessoas demoravam muito tempo para apenas saber o nome da outra; mas hoje, infelizmente, o nome e os sentimentos da outra pessoa estão em segundo plano.
Não precisaríamos mandar cartas para Julieta para nos orientarmos no mar sem bússolas do amor, se apenas respeitássemos nossos mais profundos sentimentos. Mas para nos mantermos sob a égide modernista, dissemo-nos realistas, o que significa estarmos fechados para o amor e a beleza da vida. Alguns, que ainda acreditam no amor, são tachados de tolos ingênuos, mas são exatamente estas pessoas que alcançam a felicidade, pois acreditam nela. Os outros, provavelmente, encolher-se-ão, no fim de suas vidas, em leitos solitários e quartos frios envoltos em seus mantos sagrados da realidade.

Elzenir Apolinário

PS. Baseado no filme: Cartas para Julieta que se passa na bela Verona, cenário romântico onde viveram Romeu e Julieta de Shakespeare. Vale à pena assistir.