SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SUB-ARTE? SUB-PENSAMENTO?


   
    A arte está em todo lugar, pelas ruas, nas calçadas, na mente da multidão ou embotada nos becos escuros. Marginalizada, ainda apresenta sua beleza, respira através da sensibilidade daqueles que a apreciam. Chamar de sub- arte a criação espontânea é negar a criatividade natural, a expressão do pensamento crítico da massa ou sabotar seu direito à manifestação.
    Em tempos remotos, artistas famosos já foram discriminados pela sociedade . Hoje, pagam-se milhões por suas obras um dia desprezadas. A arte não perderá sua identidade, mesmo que sejamos calculistas ao observá-la. Mesmo que neguemos seu poder transformador da realidade. Ela surgirá rompendo os diques do preconceito e invadindo espaços, brincado com a imaginação dos passantes.
    Calar sua voz silenciosa será impossível, principalmente pela necessidade que temos de nos comunicar, expressar nossos sentimentos claros, confusos, obscuros até a nós mesmos. A sub-arte sobreviverá a despeito da ignorância funcional da sociedade.

Elzenir Apolinário

( Inventei o termo "sub-arte" porque  recuso o termo "arte marginal")