SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO


QUE SAUDADES DA BOA EDUCAÇÃO

Há tempos atrás havia mais educação nas relações humanas. Expressões como "desculpe-me," "com licença," " por favor", sumiram de nossas comunicações cotidianas. A boa educação está presente apenas em leituras antigas. Como pode a humanidade regredir em seu processo de evolução? A pressa é causadora de tudo. Temos pressa de viver para encontrarmos mais rápido o fim. Temos pressa e nada pode atravessar em nosso caminho. Ainda lembro-me das filas em que nos encaminhávamos para a sala de aula..."todos de mãos para trás, bem devagar", dizia a professora.
Hoje o vocabulário é bem outro, impossível de se reproduzir em escritas tão sensibilizantes. O trânsito trornou-se uma arena de gladiadores. A educação, ali, perdeu-se completamente.
Ainda há os que repudiam no outro sua própria deselegância, mas enxergamos no outro nossa feiura e nem percebemos. Fazemos parte da mesma raça...a raça desumana.

Sejamos os primeiros a combater o desrespeito e a indiferença nas relações humanas, pois apertos de mãos podem salvar milhões de vidas.
Elzenir Apolinário