SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 21 de maio de 2011

O PAÍS CEM EDUCAÇÃO




Números, palavras e nada de ações para mudar a realidade do sistema educacional do país. Lindas propagandas enganosas vão ao ar para iludir, mascarar o triste quadro em que está a nossa educação. Só mesmo quem convive todos os dias com o sistema tem ciênca das mentiras que se vendem na mídia, pois nosso país está entre os piores resultados em educação.



Dizer que o salário dos professores é baixo, já não é suficiente, é até de menos. O pior é ser obrigado a aprovar alunos que não atingiram um nível satisfatório de aprendizagem, mentindo para ele e sua família, que ele aprendeu. A educação está doente e mais doente ainda é quem ainda não acordou, ou não admite o fato de que ela é a saída para resolver vários problemas, dentre eles, a marginalidade.



O professor se vê numa encruzilhada, de mãos atadas observando o declínio da educação pública. Sabendo que os governantes querem um país burro, que não sabe votar ou mesmo exigir seus direitos de cidadãos. Não querem seres pensantes que sejam pedras em seus sapatos. Querem, sim, povo que vota sem pensar e depois apenas se põe a reclamar. Se o Brasil é o país do futuro, tenho certeza de que não será pela educação, pois somos um país cem educação.


Elzenir Apolinário