SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

terça-feira, 9 de março de 2010

MARIE CURIE, EXEMPLO DE MULHER


Jamais conheci uma biografia que me impressionou tanto quanto a de Marie Curie. Neste mês da mulheres não poderia esquecer-me dela. Uma mulher em que se pode encontrar todas as outras: mães, esposas, donas de casa e incansáveis profissionais. Uma grande pesquisadora que fez grande bem à humanidade. Suas dedicadas pesquisas e trabalhos incansáveis junto de seu marido Pierre Curie trouxeram para nós a descoberta do rádio, elemento químico usado em radioterapias.

A grande mulher, vinda de família pobre, casou-se teve duas filhas e trabalhou arduamente pela Ciência. lecionou em Universidades importantes como a Sorbone na França.O fato que mais me impressionou nesta mulher é que ela não se curvava diante de dificuldades e desafios. Um deles foi o fato de ficar viúva prematuramente, com duas filhas para criar, e ainda recusar do Estado uma ajuda de custo alegando:"Tenho saúde e capacidade para trabalhar, não preciso de esmolas."Quando muitas mulheres não recusariam a oferta em momento tão delicado. É mesmo um exemplo de força, determinação e amor pelo trabalho.Tornou-se até mesmo vítima da Ciência. Seu corpo sucumbiu ao constante contato com materias radioativos.

Parabéns, Marie, espero que Deus tenha dito a você quando chegou ao céu:" Marie Curie, você fez um bom trabalho."
Elzenir Apolinário, sua grande admiradora!