SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Guerra ao internetês


Graças ao internetês, está  praticamente impossível entender algumas mensagens postadas nas redes sociais devido ao abuso gramatical cometido à solta nas ferramentas tidas como permissivas, tornando-se marketing negativo de cunho profissional ou mesmo pessoal do usuário.

Algumas mensagens parecem enviadas do além e não possuem uma vírgula sequer nem mesmo nexo de articulação. A abreviação já não é o problema maior, pois é melhor que se escreva " vc" que " voçê". Não que tenhamos que recorrer às meticulosas construções machadianas, mas um mínimo trato com a língua facilita a comunicação em qualquer âmbito social.

Outro dia pedi uma tradução do texto escrito no facebook ,que de repente se tornou o ponto de encontro dos assassinos gramaticais. O próprio nome já diz:  face. E o perfil de alguns é de ignorante verbal-linguístico. Imaginem este indivíduo escrevendo um e-mail profissional, ou até mesmo pessoal? Está fadado ao fracasso em qualquer tipo de relação. 

Não espero, com a crítica mudar o mundo, mas entendo que o texto selecionará os visitantes de minha página, pois se não sabem escrever, não entenderão minhas postagens e comentários. Não tenho nada contra as redes sociais, faço muito uso delas, mas o bom uso. Gostaria apenas de entender melhor aquilo que leio, as impressões e pensamentos registrados, porém não me sobra tempo para um vão esforço de tentar entender o ininteligível.

Elzenir Apolinário