SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 28 de agosto de 2010

UM MINUTO DE RESPEITO


Elas pedem um minuto, um minuto de respeito. Cansadas de serem objetos de prazer e violência, as mulheres pedem uma trégua à sociedade machista. A cada minuto pode-se registrar uma atrocidade feita contra o belo sexo. Elas foram feitas para encantar o mundo, mas sofrem com o preconceito e a discriminação. Em algumas culturas não têm direito nem mesmo a expressar seus desejos mais íntimos. Podem sofrer violência até mesmo se forem abandonadas por maridos ou noivos. Não vivem sua infância tranquilas, pois já foram prometidas a algum pretendente. Não chamo isto de cultura, chamo ignorância e falta de humanidade.
Quando tidas como objeto de desejo, são anulados seus sonhos e sentimentos. Mas pobre daqueles que não entendem o coração de uma mulher. Se buscam o crescimento profissional têm que provar sua capacidade a todo instante. Como mães, são sugadas até a última gota de sua essência. E por que não são respeitadas? Por que sofrem tanta violência?
O mundo machista não lhes permite plena liberdade, talvez por temer seu poder, pois a mulher já provou uma capacidade que o homem não tem: ela é multifuncional. Não que eu seja feminista, sou humanista! Devemos respeitar o"ser humano"em cada um, seja homem ou mulher, independente de suas escolhas.
A luta feminina continua, mas de forma sutil. Com seu traquejo, a mulher conquistará seu espaço na sociedade, mesmo que leve algum tempo. Por tudo, um minuto de respeito, pois aí vem uma MULHER.
Elzenir Apolinário

31 comentários:

  1. Mulher é um ser diferente, tem o dom da vida, o sorriso meigo, a paz nos gestos, encanto em cada movimento, serenidade nos atos,,,desejos como todos de felicidade,,,de amor,,,de encontrar um horizonte colorido e um porto seguro pra aportar todos os sentimentos, penso eu que a unica violencia possivel contra uma mulher seria uma chuva de pétalas das mais perfumadas e coloridas flores do universo,,,inventadas e ainda não inventadas pra poder demonstrar o carinho que elas merecem,,,,beijos de bom final de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosooooooo....é isso aí, merecemos ser respeitadas acima de tudo, e temos o direito e o dever de sermos felizes da maneira que escolhemos.
    Que belo texto Mulher....muito bommm!


    Beijos da FE!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Elzenir, posso divulgar? Com seu nome, é claro.
    Bs, Rosa

    ResponderExcluir
  4. Penso que a indignação ainda é a forma mais forte para mudar o rumo dessas discrepâncias, que são históricas. Trata-se de polêmica milenar. Porém um acontecimento marca o ínicio de uma revolução silenciosa.
    " Entre 1750 -1780, na França, o espírito humano se agita.."
    " A.L. Thomas um não muito destacado membro da Acaddemia Francesa em 1772, publica seu Ensaio sobre o caráter, os costumes e o espírito das mulheres até aquele século. Ele comprova os sofrimentos das mulheres submetidas aos homens; fala entre outras, das virtudes das gregas, romanas e gaulesas, discorre sobre as sábias imperatrizes e as mulheres letradas dos séculos XV e XVI, que ensinavam e sustentavam teses originais e desenvolve outros tópicos, analisando culturas de diferentes séculos. Adotando portanto um ponto de vista culturista. Thomas traça a história do "carater" feminino, afirmando que , em primeiro lugar, as mulheres são o que as circunstâncias, o governo e as leis moldam."
    A base para os 200 anos seguintes sobre as mulheres estava incorporada a "famosa Encyclopedie dirigida por Diderot e d'Lembert".
    " Diderot responde ironicamente nas páginas da Correspondance Littéraire, partindo do presuposto que um "donzelo", como Thomas,não pode defender nunhuma tese sobre as mulheres sem o esteio da experiência e dos sentidos."

    Elzenir, esse é o ínicio do Livro de Elisabeth Badinter.." O que é uma Mulher?
    Faço desde 89 releituras, estou na 5ª e recomendo a todas as mulheres!
    Como se não bastasse o machismo milenar, hoje se constata um conflito intenso entre as próprias mulheres. Atacam umas as outras!!

    Parabéns pelo texto querida amiga!

    Bom fim de semana,

    Beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Um dos textos mais belos que li nos ultimos dias, com certeza. Parabéns!! gostaria de pedir sua permissão para transcreve-lo em meu blog com todos os créditos seus.

    Parbéns!!

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, o ilsã é acusado com um regime opressor, mas o islã em sim não tem palavras que incentive a submissão da mulher (uma matéria boa para ver isto é na Aventura da História, número 84)...

    Fique com Deus, menina Elzenir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Todos merecem respeito, indiferente de sexo, cor, raça, preferência sexual, religião. O mundo seria muito melhor, se todos se respeitassem.
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. Everson, que depoimento maravilhoso!!! Vejo que vc sabe reverenciar uma mulher, não só pelo corpo mas também pelos sentimentos. Queremos, sim, respeito,carinho, proteção, cuidado e amor...muito amor. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Sinto-me honrada pelas suas belas palavras...desejo fortemente que as mulheres comecem a acreditar no seu ser interior e a não se pautarem nos desejos,sonhos e regras alheias....hj a maioria das mulheres são prisioneiras de si mesmas, e vão amar a liberdade de serem mulheres plenas,não pelo poder mas pela experiência do autoamor.

    ResponderExcluir
  10. Felina, se não expusermos nosssos desejos, não nos entenderão. Queremos, sim, ser amadas e respeitadas. Bom final de semana.Bjs

    ResponderExcluir
  11. Rosa, claro que pode, não sou egoísta. Escrevo para vcs. Fico muito lisonjeada. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Hod, ainda mais em nossa cultura latina, os homens são mais machistas. É difícil ser mulher latina, mas eu, particularmente, amo ser mulher. Bjs

    ResponderExcluir
  13. J.Araújo, pode postar no blog, terei o prazer de ir lá comentar. Fico feliz ao ver os homens interessados em um texto que fala sobre a mulher. É um passo para a mudança de paradigmas.Bom final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Daniel, obrigada pela dica. Bom final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não gosto de "enlatados".
    Há coisas que não são discutidas nessa questão da violência contra a mulher. E não é por falta de conhecimento. Existem outros interesses por trás.
    Temos violência em muitas situações do nosso dia a dia, porém, sempre contra a pessoa fisicamente mais fraca: crianças, idosos, deficientes físicos e contra homens também.
    Acredito que a violência de homens contra mulheres tem dois ingredientes que não são considerados na proporção que deveriam ser: alcoolismo e humilhações.
    Historicamente o homem é o provedor da família. Quantas humilhações ele passa, diariamente, por onde circula? Há um dado oficial que dá conta que no período de desemprego o cara bebe mais do que quando está empregado.
    Sabemos que as pessoas buscam descarregar suas frustrações com desforço físico: marido contra mulher, mães e pais contra filhos, filhos contra pais idosos, chefe contra subordinados...
    Qual o percentual de homens alcoolistas dentre aqueles que agridem suas mulheres? Isto é um dado fundamental, pouco se comenta e nada se faz para tratar dos dependentes desta droga.
    Sou contra toda forma de violência, porém, neste caso, as coisas são colocadas de modo muito simplista. Eu defendo, p.ex., que em todas as emergências médicas houvessem psicóloos e/ou psiquiatras, bem como que a tevê desse mais destaque a tais profissionais e repercutisse menos a violência contidiana.
    Infelizmente, isto é mais uma daquelas situações onde pobres são jogados contra pobres.
    Desculpem-me, mas a mulher foi lançada no mercado de trabalho em massa, pois esta foi uma forma de, tendo mais gente lutando pelos mesmos empregos, reduzir os salários. Hoje, se fossem retiradas do mercado de trabalho as mulheres com filhos pequenos , por certo, acabaria o desemprego e, consequentemente, os salários seriam substancialmente maiores.
    Eu não sou contra a mulher trabalhar fora, mas sou rigorosamente contra mulheres com filhos pequenos trabalharem fora, longe dos seus pequenos.
    Ademais sou a favor da igualdade entre todos os seres humanos.
    Não podemos entrar em disputas que só irão aumentar a violência, tipo, a mulher é mais capaz que o homem, ou o homem falta menos ao serviço. Homem e mulher são pessoas com características diversas, logo, como tal devem ser tratados, contudo, ambos, com respeito e dignidade, o que infelizmente não ocorre.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  16. Falar da mulher e muito sublime.. en todas suas manifestacoes.... vc fala de un minuto de respeito eu acho o respeito debe de ser a cada segundo a tuda hora entdo tempo.... mulher hoje y a toda hora nao e mais ni menos .... no esforco na vida por salir adiante na vida luta por igual y ate mais pois ela tem un papel extra de ser mae dom tao divino que Deus le otorgo y que eu na minha qualidade de homem respeito muito y valoro muito. E vivido iso con minha esposa a quien amo y sei lo que ela faz y luta dia a dia na sua condicao de mulher........ por falar asim nao deixo ser mais ni menos homem.... sou so un homem que sente.. rie.. chora.. y ao igual que la mulher sentimos de igual modo.... y sim me orgulho de ser asim y de valorar a vcs mulheres de respeitarlas y si vcs sao melhores que nois homems seu esforco le ha costado sua luta por ser melhor.... todos tenemos el mesmo direito de ser un SER HUMANO ao margen de sexo de querer ser melhores ante Deus y a vida mesma.... sin etiquetas de feminismo y machismo.... tao simple como eso somos amor... y a todo lo que fazemos lo fazemos por amor... e ai nos todos somos iguas.... Felicidades querida amiga

    Obrigado por me convidar a comentar.... tao linda entrada

    Saludos
    otima semana

    Abracos

    ResponderExcluir
  17. Beijo carinhoso de otimo domingo e uma linda semana pra ti querida.

    ResponderExcluir
  18. Fabiola, as mulheres devem respeitar e valorizar a si mesmas e alguns homens devem mudar suas posturas em relação a elas, pois muitos ainda consideram as mulheres apenas como objetos de desejo e ignoram seus sentimentos, ignoram que ali há um coração batendo.Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  19. JPM, considero que vc não quis ser machista, apenas buscou um equilíbrio para a situação. Creio que é preciso analisar com cuidado os fatos do dia a dia, nestes dias mesmo um pai de uma aluna minha tentou estuprar a própria filhinha de 9 anos, então, penso que a mulher não está sendo respeitada pela classe masculina, mem mesmo na condição de pais e ainda por cima sendo crianças! Estou indignada com esta falta de respeito e consideração. Pode até ser que tenham homens sofrendo violência por parte da ala feminina, mas não são números alarmantes e situações calamitosas. Respeito, sim, é o que nós mulheres queremos!!! Obrigada por participar. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Poeta, admiro os homens que sabem respeitar e cuidar de suas mulheres. Ela deve ser muito feliz. Espero que haja mais homens com esta postura, pois o cuidado e o respeito estão desaparendo nos dias atuais e minando as relações afetivas. Obrigada por dar seu lindo depoimento. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Everson Russo, vc é uma benção no blog...toda vez que vc aparece e me deseja coisas boas, elas acontecem. Estou mto feliz, quero ficar em paz. Obrigada, amigo. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Elzenir,

    A mulher já provou que pode! É mãe, esposa, do lar, profissional, estudante! O que falta é este respeito, o reconhecimento, o simples fato de admitir: “elas podem!”.

    Bjuxxx e xerooo

    ResponderExcluir
  23. Juliana, acabei de abrir um e-mail horrendo falando sobre a violência contra a mulher no Paquistão. São imagens fortíssimas, ainda estou abalada. Se somos frágeis, não devem fazer disto nossa fraqueza. Meus Deus!Não queremos ser melhores que os homens, queremos mais respeito.Eu valorizo muito o respeito nas relações, é a base de tudo. Obrigada pela releitura. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Minha querida
    Um texto muito tocante e actual...sempre.
    Respeito acima de tudo,não importa que seja.

    beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  25. Sonhadora,respeito é uma forma de valorização do ser humano,respeito mto as pessoas e gosto q elas me respeitem também. Boa noite. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Não é que eu não quis ser machista, EU NÃO SOU MACHISTA, e tenho uma certa alergia a todas as rotulações.
    O texto a seguir faz parte do meu livro.
    "Na crônica da Governadora do RS, Senhora Yeda Crusius, no jornal Correio do Povo, RS, de 08 de março de 2009, ela escreve “O transcurso do Dia Internacional da Mulher convida a uma reflexão sobre a condição feminina e promove uma convocação às consciências.” Gostaríamos, com a devida permissão de Sua Excelência, de estender o seu chamado às consciências, em especial, para dois aspectos que estão ocultos na denominada liberdade feminina e representados pela ocupação de espaço nos meios de produção. Esta ocupação de espaço seria algo maravilhoso se não ensejasse duas das mais negativas situações que borbulham no seio da humanidade por toda parte: crianças criadas ao deus dará e a miséria advinda do desemprego e dos baixos salários.
    Tiremos hipoteticamente 25% das mulheres do mercado de trabalho e, considerando que as mulheres representam algo ao redor de 40 a 50% da força de trabalho no mundo, mas ficando com os 40% que a Senhora Governadora cita na crônica, vai acontecer algo que os especialistas consideram utópico: o pleno emprego.
    Calculando: 60 + 40 = 100, com 10% desempregados, temos 90 empregados.
    Retirando 25% das mulheres teremos apenas 30% de mulheres, assim 60 + 30 = 90 empregados.
    Desta forma o número de empregos e de pessoas disponíveis no mercado de trabalho ficaria empatado. Teríamos pleno emprego. Os salários pagos seriam aumentados de maneira substancial.
    Os hipotéticos 25% de mulheres retiradas do mercado de trabalho, por certo, representam menos que a quantidade de mulheres casadas com filhos pequenos que fazem parte deste mercado.
    Com os salários muito maiores, os casais, ao final de cada mês, terão mais dinheiro para gastar e menos contas para pagar. Quando menos não seja, não terão o salário e os encargos da babá. E os seus filhos serão criados com o amor e o carinho da mãe presente e não por alguém que se dispõe a isto por uma remuneração pífia.
    Não somos contra a mulher integrar o mercado de trabalho. Somos contra as mães ficarem longe dos seus filhos pequenos. Para nós não restam dúvidas, que a ausência do pai e também da mãe do convívio rotineiro com os filhos, estão entre os maiores responsáveis pelo mundo infernal em que vivemos, onde as perspectivas são cada vez menores e a facilidade de comprar bebida alcoólica e drogas é cada vez maior para menores de idade. Também somos contrários à utilização da expressão liberdade feminina para ao mesmo tempo escravizar mais pessoas - as mulheres - e reduzir drasticamente os salários pagos.
    Com as mães dando prioridade à criação e à educação dos seus filhos, por certo, todos teriam oportunidade de trabalhar e o desemprego não existiria. De acordo com os princípios imutáveis da lei da oferta e da procura, os salários chegariam a patamares que tornariam insustentáveis as grandes corporações de emprego de mão de obra. Quanto mais gente desempregada maior o lucro do magnata. Ao contrário,com mais pessoas empregadas, menor o seu lucro."
    O que escreves faz parte da moderna escravidão, infelizmente. Por que não se proíbe a propaganda de bebida alcoólica que é a maior causadora de conflitos famliares?
    A violência social recai sobre os mais fracos economicamente e dentre estes sobre os fisicamente inferiores...mudar isto, não é com leis...é vontade e conscientização... tudo que a tevê, em especial, as novelas, fazem ao contrário. Este é o interesse dos dominadores.
    Dificilmente encontraremos uma mulher que conviva com um homem não alcoolista que sofre agressões.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  27. JPM,concordo que a inserção da mulher no mercado de trabalho tenha trazido prejuízos ao seio familiar, mas acredito que se deve observar o estar presente com qualidade, pois muitas mães ainda ficam em casa, mas não envolvem qualidade em suas presenças, outras saem p trabalhar, mas tranformam os momentos junto dos filhos em presença de qualidade. O número de mulheres aumentou e temos ainda dados de que 40% das famílias brasileiras são sustentadas pelas mãos femininas. O mundo mudou e temos que acompanhar estas mudanças. A mulher não só quer ter uma profissão mas também ajudar o campanheiro nas obrigações do lar. E esta atitude também merece respeito.Obrigada pela participação enriquecedora. Adorei o debate.Este blog respeita sua opinião e acredita na troca de conheciemntos como aprendizados. Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Uau! Que texto maravilhoso, fiquei até sem palavras... mas concordo com absolutamente tudo que vc disse...
    Beijo, beijo Lindona!

    ResponderExcluir
  29. Olá, She, senti sua falta nesta postagem, lembrei-me de vc, mas por comodismo com sua presença constate esqueci-me de avisá-la. Faço mea culpa...rs. Obrigada minha sempre querida amiga.Bjs

    ResponderExcluir
  30. Esta postagem vai ficar na memória como uma das melhores e mais interessantes que já fiz. Causou efeitos e discussões, mas sempre com um propósito de crescimento para todos. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  31. Achei o texto lindo e, realmente devemos reverenciar e respeitar a mulher, assim como todos os seres humanos, para que lembrem que são elos da mesma corrente. Que homens e mulheres olhem uns para os outros e realmente vejam o outro ser como parte e complemento do todo; e, que cada mulher liberte a sua própria essência - a mulher selvagem - livre e conectada à natureza, livre e altiva, livre e feliz!
    Tenho acompanhado o teu blog e gostado muito e te convido para conhecer o meu.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Releituras