SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

terça-feira, 30 de março de 2010

TODOS QUEREM SE CASAR!!!

Todos querem se casar!!! Na verdade as pessoas têm vergonha de assumir este desejo e se escondem atrás do escudo da modernidade dizendo que são solteiras convictas , que são independentes e felizes sozinhas, mas no fundo esta é uma ideia imposta pelos novos tempos, nada disto surge do íntimo delas, pois no fundo querem mesmo é ter um companheiro para toda a vida, para o que der e vier.

Há aqueles que adotam um comportamento adolescente ridículo para suas idades. Apesar de estarem na fase madura, dizem que querem apenas "ficar", sem compromisso. Na verdade estas pessoas não querem compromisso com nada: trabalho, amigos e até mesmo a família. fogem da intimidade com o outro, são inseguras em relação a si mesmas. Por medo de serem abandonadas, abandonam o outro poupando suas próprias dores, mas causando sofrimento a este.

Há, também, aqueles que não passam da fase da conquista, fazem de tudo para conquistar a pessoa, para depois sugá-la e quando se satisfazem, vão embora sem explicação, deixando um rombo emocional em sua vítima. Estes não sabem amar. Veem no outro seu objeto de satisfação pessoal apenas. São incapazes de amar e por isso saem em busca de uma nova presa...um ciclo vicioso sem fim. São pessoas egoístas fadadas a viver no ostracismo de seu mundo. E egoísmo é antagônico ao amor.

O casamento significa disposição para construir um relacionamento sólido, claro que não é garantia de união eterna, mas pelo menos é um passo dado por aqueles que querem levar o relacionamento para outro estágio. É preciso, para vivenciar esta experiência, muita maturidade emocional e psicológica para superar os problemas cotidianos. Conhecer o outro, aceitar suas manias, somar defeitos e qualidades em prol do crescimento de ambos. O contrário disto? A solidão, pois mesmo uma vida luxuriosa leva à sensação de se estar só entre borburinhos e rostos.

Se eu quero me casar? Digo sim!!! Sou mais corajosa hoje. Não que eu tenha uma visão apenas romântica do casamento. Tenho muitos amigos casados e sei que envolve renúncias e concessões de ambas as partes, mas se não tivermos coragem para embarcar nesta viagem, só nos restará lamentar a solidão, um fardo pesado demais para um ser humano.

Elzenir Apolinário



35 comentários:

  1. Minha querida
    Muito bom o teu texto.
    Há também aqueles que estão casados...e sós.
    Desculpa...hoje estou negra...mais negra que o costume.
    deixo-te o meu carinho e um beijinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga! Eu casei duas vezes.Como já vivi relacionada assim quase 30 anos da minha vida e é uma história que acredito que todos devam viver. Hoje gostaria apenas de ter um namorado pra partilhar,mesmo assim tá difícil viu! rs...Para´béns pelo texto e pela proposta. Também acho. Montão de bjs e abraços de Feliz Páscoa e também Renascimento

    ResponderExcluir
  3. Se querer ficar solteira é sinônimo de modernidade... me desculpe, mas eu sou do século passado ^^

    Também acho que no fundo todos querem se casar... O homem (mulher) não nasceu pra ficar sozinho!

    Adorei o texto ^^

    Beijos

    May
    :)

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe Elzenir por discordar de você. Sou solteiro convicto e muito feliz, não quero compromisso, mas extremamente responsável em meu trabalho, com os meus compromissos bancários e com toda a sociedade. Escolher ser solteiro pode até ser um pouco de egoísmo pois não abro mão da minha liberdade por nada nessa vida. Nem pelo amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Claro que vou respeitar a tua opinião, mas não posso deixar de dar a minha certo?Ey acho que se não bateu aquela vontade de andar de mãos dadas com alguém ou escrever o nome dele em todas as páginas de sua agenda, relaxe! Curta a vida de acordo com o que lhe faz bem, sem ter que ficar fazendo tipo, arrumando Marido só para ninguém dizer que está largada, porque para tudo existe o tempo certo!

    Entenda que eu posso até pode ficar para titia, mas serei uma titia gotosona, o sonho de consumo da molecada do bairro, cheia de amor pra dar...kkkkkkkk

    BEM MELHOR QUE MUITAS "ESPOSINHAS" QUE PASSAM AS NOITES SEM NINGUÉM APESAR DE TEREM MARIDOS!

    ResponderExcluir
  6. Elzenir, quer mesmo que eu conte tudo?

    Então, é que todos querem se casar...

    rsrsrs!!!

    Bejo, querida!

    ResponderExcluir
  7. Elzenir, não dá pra generalizar, tem gente que é melhor que jamais case mesmo, rsrsrs.

    Mas concordo com teu texto em quase toda sua extensão, com destaque pra tua fala quando disseste que "viver sozinho é um fardo pesado demais para um ser humano", não nascemos pra isso...se é com o casamento ou não, não importa...mas a solidão só vale quando ela é opção e tem data pra acabar.

    Beijoss,
    Kenia.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou suspeira pra falar: somos casados há mais de 41 anois e só posso recomendar. Porém dos meus 4 filhos, apenas 2 casaram de verdade. Os outros, acho bem melhor que apenas morem juntos e aí facilita na hopra de dar tchau,rsrsrr...beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Eu já quis muito, estive perto de concretizar, depois virou sonho, hoje nem sei mais se quero....um beijo e um dia lindo pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Páscoa significa renascimento, renascer.
    Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
    comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
    possamos renascer também em nossos corações.
    Que neste momento tão especial de reflexão
    possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
    Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
    porque perderam a fé em um novo recomeçar,
    pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
    Não nos deixe esquecer
    que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
    tú estás conosco em nossos corações,
    porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
    você jamais o faz.
    Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
    e pela humanidade,
    que muitas e muitas vezes esquece disso.
    Esquecem de ti e do teu sacrificio
    Quando agridem seu irmão,
    Quando ignoram aqueles que passam fome,
    Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
    Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
    Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
    um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
    Jesus...
    Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
    e mais solidário para com aqueles que precisam.
    Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
    não importa quão difícil seja meu caminhar.
    Obrigado Senhor,
    Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
    Por minha vida e por minha alma imortal.
    Obrigado Senhor!

    (texto da net).

    Feliz Páscoa amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  11. Sabe o que me deixa feliz,Elzenir? Ver uma mulher dizendo isso. Vamos deixar de hipocrisia.Todo mundo quer um aconchego sim, o homem também. Esse papo de modernidade é furado e estou pleno acordo.Parabéns.Beijão

    ResponderExcluir
  12. A verdade verdadeira,é a que está no interior do ser, no seu presente momento de vida.Melhor do que estar só ou casado, é estar sempre bem acompanhado do amor.Também busco um amor.Não desejo um amor que me complete,preencha ou sustente...esse já possuo,é Divino!Busco um amor-caminhante,que me sorria,acolha e proteja.Um amor-companheiro que se aventure pelos meus caminhos e me leve por suas estradas.Que aceite o meu convite para nos aventurarmos a descobrir,construir e reconstruir o NÓS...E nessa busca,cheia de amor em mim,encontrei-me com o amor em diversos rostos:de amigos e amigas,da minha família,de crianças e em alguns encontros maravilhosos,que não se tornaram "casamento"mas me tornaram sensível e sedenta de amor...

    ResponderExcluir
  13. O casamento não cura solidões! Mas pode ser o sol no alto do Inverno...


    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Elzenir, como assim?

    Todos querem? rsrs


    Beejo querida!

    ResponderExcluir
  15. Sonhadora, há dias em que estamos azedas mesmo...somos humanos.Mas passa. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Elaine, tá difícil mesmo, mas quando menos esperamos surge uma luz. Há poucos dias recebi elogios de uma pessoa que eu menos esperava.A vida é assim...surpresa!!!Devemos nos valorizar e fugir de quem não nos dá valor.Bjs

    ResponderExcluir
  17. Boa,May, assuma, se é verdade que queres casar. Assim vc não perde tempo com quem não quer nada sério. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Wanderlei, acho que erramos ao pensar que perdemos liberdade para o outro. Como se fosse uma disputa em que ou ganhamos ou o outro ganha. Amor é liberdade e vc vai sentir falta desta combinação perfeita em sua vida.Compromissos sociais vc cumpre, mas há quem fuja até mesmo deles. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Felina, tudo só deve surgir da vontade, mas há quem mascare a verdade: não quer ficar sozinho. Bjs

    ResponderExcluir
  20. realmente por mais que digam não todos querem e precisam de alguem. é logico... e se casarem.. faz parte do ser humano.. o lar a familia..alguns não dão certo mas sempre acabam tentando de novo.. então vc está muito certa..parabens pelo post..beijão

    ResponderExcluir
  21. Compulsiva, guardo comigo uma frase de Jesus:" Não é bom que o homem esteja só." Nascemos apra nos unir e assim crescermos como pessoas, tornarmos gente de verdade. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Valeu, Chica, adoro estas minhas postagens polêmicas. Aprendo muito com elas. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olha, Russo, pensei que vc fosse casado. Esta vontade ainda vai ressuscitar. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Carlos, como vc me entende...fico mto feliz. Abaixo a hipocrisia,coisa que detesto. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Lídia, obrigada pelas lindas palavras. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Essência, sim, digo que todos querem!!!Bjs

    ResponderExcluir
  27. Maria, que honra. Seu ponto de vista é como o meu. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Os casamentos tem seus altos e baixos,basta ter jogo de cintura e paciência.
    Amiga uma feliz Páscoa com muito amor e paz no coração.
    Um beijo grannnnnnnde.

    ResponderExcluir
  29. Olá Elzenir,
    Sou suspeita, casada há vários anos, já que casei muito nova...é complexo, mas consegue-se!...
    Não sei se todas as pessoas querem casar, parece-me que querem mais uma amizade colorida fixa, isto depois de um divórcio, que é o mais frequente presentemente.
    Relacionamentos afectivos são complexos!...
    Beijinhos e Boa Páscoa,
    Marisa

    ResponderExcluir
  30. Olá! Passei pra desejar uma Páscoa Feliz junto dos seus e também com a paz de Deus. Montão de bjs e abraços de agradecimento pelo carinho e amizade que sempre me ofertou.

    ResponderExcluir
  31. "Nada nesta vida acontece sem que nós tenhamos atraído. Nossas perdas foram por nós construídas e, igualmente, as nossas vitórias."

    ResponderExcluir
  32. Pérola, para vc também,páscoa é uma chance de renascimento. Bjs

    ResponderExcluir
  33. Viviane, excelente releitura. Parabéns!!Bjs

    ResponderExcluir
  34. Elaine, para vc só o de melhor!!!Obrigada.Bjs

    ResponderExcluir
  35. Compulsiva sou eu???
    rsrsrsrs
    Beijos Elzenir.

    ResponderExcluir

Releituras