SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

domingo, 8 de março de 2015

ELAS USAM A COR PÚRPURA


       -Você já terminou? Ouviu a menina que se dividia entre as atividades  da escola, o choro do irmão caçula e os afazeres domésticos enquanto seu irmão se divertia em frente à televisão. A mãe acreditava que o menino não deveria se envolver com as tarefas do lar, pois poderia afeminar-se causando a tragédia da família. Assim, cresciam as meninas em tempos remotos e a história se repete hodiernamente. O sexo feminino se acua  entre a família e a sociedade machista e não avista a saída para a sua ascensão pessoal e profissional.
         Estamos no século XXI e ainda se veem mulheres bem sucedidas que se acorrentam a relações tóxicas por submissão ou dependência emocional. O olhar duro da sociedade ainda as espreita minando seus sonhos e elas fingem que estão felizes, mas seus olhos são tristes como os dos pássaros cativos. Recolhem-se em sua fatídica condição de serem mulheres neste mundo de homens e se resignam à espera de que algumas delas, em atitude de coragem, possam reverter este quadro ou mesmo acreditam ser sua sina irreversível e seguem sem esperanças.
     Fala-se em emancipação feminina, mas na calada da noite, em cantos escuros, meninas,mulheres são violentadas e agredidas em sua integridade física e moral  como se fossem apenas um pedaço de carne ou desvalorizadas em sua capacidade mesmo proferindo belos discursos vestidas com seus taillers. Não importam suas considerações, estão fadadas ao desrespeito por sua condição de mulher, é o fardo que terão que carregar em todos os meios sociais.
      Quando agraciadas pela beleza, tornam-se objeto de desejo sexual masculino e perdem ainda mais seu vínculo com o cordão umbilical da humanidade. São bonecas de luxo para se apresentar ao mundo, são seres vazios que apenas sorriem superficialmente escondendo um traço de amargura e ressentimento por não terem voz, por se aprisionarem  na bela aparência que esconde o que se revolve em seu coração. São também escravas de padrões rígidos que determinam que elas têm um prazo de validade.
       Moramos em um país que machuca suas mulheres e as relega à cultura de inoperância e baixa autoestima. Cresceram sob a égide de uma educação castradora que limitou sua crença em seu próprio poder de decisões e escolhas. Certamente temeram seu potencial e as educaram para serem como os seres rastejantes, quando poderiam voar. Recearam sua potencialidade, pois estas saberiam guiar-se tanto pela inteligência, quanto pela  emoção.
        Mulheres, ergam suas cabeças e lutem contra este sistema que faz uma execução sumária de suas vontades, enfrentem esta sociedade limitante, saíam desta submissão velada e assumam seu verdadeiro poder, o poder que existe em cada uma de nós e que pode transformar uma realidade, mudar o tom púrpura que nos colore as  faces e nos deixa um traço de descontentamento com a vida. Firmem os passos em direção a um futuro glorioso para o sexo forte.

Elzenir Apolinário



8 comentários:

  1. Eu enviei esta mensagem para os blogues de amigas que sigo:
    Parabéns pelo Dia Internacional de Mulher.
    Ser mulher é conhecer a vida por um lado marcado com muitas especialidades:
    . é conhecer a vida como um milagre que se forma em seu ventre!
    . é conhecer a vida como um desenvolvimento que acontece aos seus cuidados.
    . é conhecer a vida pelo lado de uma suposta fragilidade que não se aplica a quase nada de sua realidade diária, cheia de momentos em que somente a força, a coragem e a luta podem levar a bom termo.
    . é conhecer a vida pelo lado do amor incondicional.
    .é conhecer a vida pelo lado do coração.
    . é conhecer a vida pelo lado da superação.
    A lista seria longa. Quase interminável! Por isso, resumo dando a ti e a todas as mulheres que por aqui passam os parabéns por tudo que são, fazem e representam.
    A mulher é a primeira tanto das belezas quanto das virtudes do mundo.
    Volto para comentar.
    Abraçosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucas, ser mulher não é tarefa fácil, mas seguimos na luta!!! Abçs

      Excluir
  2. Teu texto é forte. Caminha por um trilho sinuoso entre os campos de domínio da indignação, do inconformismo, de certo desengano, mas, por fim, da exaltação.
    Matérias seculares como Sociologia, Filosofia, Psicologia ou mesmo Teologia se debruçam sobre o que, sem qualquer demérito, poderíamos chamar de “Questão Feminina”, e os debates são tão longevos quanto as Ciências.
    Há muitos pontos-chaves, na questão. Alguns, oprimem a mulher, e precisam ser revistos.
    Por exemplo, entre os pontos ‘impostos’, sem dúvida, a História de uma civilização machista. Entre os pontos ‘naturais’, sem sombra de dúvida, o principal deles, a maternidade. Entre os pontos ‘humanos’, sem dúvida, a igualdade dos seres. Entre os pontos de 'erro da mulher', sem dúvida, o seu surpreendente desconhecimento ou descaso de suas verdadeiras forças. E há dezenas de outros. Seria um prazer conversar contigo a respeito.
    Duas coisas são certas: 1. andamos pouco na direção que precisamos andar; 2. mas, estamos andando.
    Abraçossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um prazer debater esta questão com um homem. Saber de fato qual a ótica sobre a qual vcs visualizam as mulheres na sociedade, claro que vc se declina da postura machista tão retrógrada, mas arraigada na cultura brasileira. Quantos milênios são necessários para uma mudança? Abraços

      Excluir
    2. ‘Homem’ é um termo genérico que engloba todo tipo de diversidade. Há, por exemplo, homens que pensam; outros que pensam aquilo que outros pensam e outros ainda que não conseguem pensar nada, nem de si, nem por indução dos outros. Eu sou apenas um homem em busca de si mesmo a cada dia, em busca de saber melhor o que pensar ou pensar melhor o que sabe. (Penso que devo postar isto, rs) Como tu és uma mulher em que percebi tão fortemente esse buscar, saber e pensar, a conversa seria muito boa. rs Tu tens meu e-mail, não tenho o teu.
      Quanto à tua pergunta, não penso ser preciso nada como ‘milênio’ para uma mudança, uma vez que os milênios já nos trouxeram à posição de que a mulher pode escolher muita coisa. Quando a mulher não escolhia nada, nem roupa, nem marido, nem sentimento, nem prazer, nem dor, era necessário aguardar-se milênios. Mas, uma vez que ela alcançou a escolha, hás de concordar que, se a pergunta incluir ‘milênios’, ela deverá ser reformulada para: ‘quantos milênios serão necessários para que a mulher mude o que já tem autonomia para mudar ou descubra que tem esse poder?’
      Adoraria conversar. Tu tens uma mente brilhante, brilhante, e um talento muito, muito raro! Abraços.

      Excluir
    3. E eu me referi ao poder extraordinário da mulher. rsrsr E olha que, sendo homem, não é nada fácil reconhecer isso! rsrsr lucasnspinho@outlook.com

      Excluir
  3. Aa propósito, meu e-mail é zizapoli@yahoo.com.br...Se vc tiver o face, pode me adicionar. Abçs

    ResponderExcluir

Releituras