SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 26 de maio de 2012

3 ANOS DE RELEITURAS

       Posso dizer que nestes 3 anos de reflexões aprendi lições de uma vida inteira. Conheci pessoas de todos os tipos e diferentes visões sobre o mundo. Li o mundo e a mim mesma sem reservas. Busquei a poesia, a alegria e as respostas para perguntas nunca dantes feitas. Quebrei as algemas que prendiam o pensamento livre e saí em busca de mim mesma por entre versos e prosas. Isolei-me muitas vezes do  mundo lá fora para entender meu mundo interior. Se toquei mentes e corações, foi de maneira simples e despretensiosa.  
        Chorei ao descompreender o mundo e as lágrimas se verteram em tristes cantigas e demoradas linhas. Queria muito deixar registrada minha visão da vida e de mim mesma. Compreendi que as palavras não nos pertencem, elas são públicas e sem dono, quando me vi rodeada de pessoas de toda parte do mundo lendo meus escritos ,às vezes simples, às vezes complexos, tentando entender o que se passava em minha mente.        
        Nestes 3 anos pude perceber que jamais se esgotam as possibilidades de compreensão da vida e que o melhor de tudo é vivê-la intensamente com tudo o que ela tem, chorando, sorrindo, lutando, encarando desafios e fazendo desta uma eterna releitura.

Elzenir Apolinário

25 comentários:

  1. Respostas
    1. Parabéns pelo anivesário do seu blog e mais pela oportunidade de se dividir,(des)construir-se e revelar-se diante do mundo...
      As palavras têm asas e muitas vezes nos levam longe, noutras nos encarceram no mais profundo recôndito da alma...
      No entanto, através delas aprendemos mais sobre nós mesmos e nossa mágica capacidade de levar aos outros um pouco de nós, muitas vezes recebemos mais que doamos: a beleza de uma flor, de uma música, ou mesmo a palavra certa naquele momento único. Que este seu espaço continue assim tão lindo, perfumado, encantado, enfim que você possa prosseguir espandindo o amor que floresce nas entrelinhas, nos versos, nas palavras que ecoam de você, por você e para você!

      Excluir
    2. Cris, que mensagem linda, amiga, suas palavras me incentivam a continuar esta procura pela poesia em mim e fora de mim. A prosa da vida e leitura incompreensível muitas vezes atordoante que fazemos do mundo. Bjs

      Excluir
  2. Parabéns, Elzenir, pelo blog e pela leveza dessa coisa tão forte, profunda e magicamente transformadora do mundo e das pessoas chamada "palavra" nele contida.
    Boa Sorte e muitas conquistas, sempre!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. O primeiro pedaço de bolo é seu Orlando, muito obrigada apelas palavras de carinho. E que possamos estreitar laços neste desafio que travamos com as palavras. BJS

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e que possamos comer muitos bolos mais aqui!! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chiquinha, já fizemos muitas festas, mas esta tem sabor especial. Percebi que meu mundo está aqui. Bjs

      Excluir
  5. Parabéns pelo aniversário do blog minha amiga, sucesso sempre,e que sua estrada esteja sempre florida, perfumada e cheia de versos...beijos e beijos sempre...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Everson, vc que sempre acompanhou a trajetória deste blog. Meu forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Como cresceu esse sonho!!!Cresceu com a força das palavras e sua própria Luz,vinda da sua alma poeta.Curta essa festa,essa vida,seus encontros e outros tantos...Bj

    ResponderExcluir
  8. Minha querida

    Não poderia deixar de passar aqui neste dia, uma vez que foste das minhas primeiras seguidoras.
    Muitos parabéns pelos 3 anos do blogue e que continues ainda por muitos mais.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonhadora, obrigada pela presença, fico mto feliz com o carinho e reconhecimento de todos. Abraços.

      Excluir
  9. Que bolo delicioso esse, quero um pedaço...rsrs.
    Elzenir, parabéns pelo terceiro aniversário desse teu cantinho.
    Que venham muitos outros anos e que possamos estar juntas.
    Felicidades!

    Amei teu texto, ímpar.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, não, Majoli? obrigada pela presença, esteja sempre à vontade para fazer suas releituras. Bjs

      Excluir
  10. Vim comemorar com vc amiga esses 3 anos desse belo espaço, meus parabéns e que venham muitos mais pela frente, muitos e muitos sucessos.

    Um gdeeeeeeeeeeeee abraço.

    Bom domingo!

    beijooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, que sempre está por aqui. Seja muito bem vinda a esta humilde comemoração.Obrigada. Abraços.

      Excluir
  11. P A R A B É N S!!! Seu blog é show e você, simpatia pura. Além do talento. Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Cheguei atrasada, mas cheguei Lindona. Tudo de bom pra vc e seu Cantinho e que ele sempre continue nos ensinando muito. Amei suas palavras me fez refletir e trazer também para o meu mundinho. Adorei!
    Beijo, beijo e carinhos!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. She, temos nosso mundo rico para desvendar e mostrar aos outros e o blog permite esta interação bacana entre nós. Vc nunca se atrasa. Obrigada. Bjs

      Excluir
  13. Parabéns!... Um balanço onde é possível ver uma pessoa muito bonita.

    Beijo meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lídia, obrigada, querida, sou alguém à procura de si mesmo dentro das releituras. O carinho de vcs me incentiva a prosseguir sempre. Bjs

      Excluir
  14. Oi, Elzenir, bom dia!!
    Quando algo é realmente bom, feito com total entrega e prazer, ocorrem algumas mágicas: uma das primeira é que o tempo se torna mero coadjuvante de polos invertidos - três anos parecem um dia, mas a produção neles contida parece um século!
    Outra mágica: como um imã atrai o que lhe é correspondente, aquilo que você faz atrai pessoas que amam o que você ama, de modo que sua personalidade se vê, de repente, refletida no mundo, aperfeiçoada naqueles que se refletem em você e a refletem em si.
    Outra mágica: a pergunta: "até onde vou?" continua a ser respondida a cada dia com o "não sei, mas gostaria de ir longe!" É isso que nos move em tudo na vida. Não saber e querer.
    Um beijo carinhoso, menina
    Doces sonhos
    Lello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lello, emocionantes palavras. Sinto que tudo o que ecoa de mim faz sentido e toca o coração e mente das pessoas. 3 anos, quantas palavras proferidas, quantos sonhos e desejos derramados, quanta indignação e também alegria. E que mais anos possam vir indeléveis aos que acreditam no poder das palavras. Abraços.

      Excluir

Releituras