SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quinta-feira, 10 de março de 2011

AMOR EM TEMPOS MODERNOS


Muitas pessoas já tiveram suas vidas modificadas por duas palavras: e, se. Quando temos que fazer escolhas, fazemo-nas muitas vezes inseguros de termos tomado a atitude certa. Com o tempo vem a pergunta: E se eu tivesse trilhado outro caminho, o que teria acontecido? Infelizmente não podemos voltar atrás e mudar os fatos, apenas nos conformarmos com as consequências destas escolhas.
Com Romeu de Julieta não foi diferente. Lutaram pelo amor, mas tiraram conclusões precipitadas e foram separados pela morte. Manipulamos o amor, ou somos manipulados por nossos desejos e fraquezas? Por mais que a humanidade renegue, ainda, guarda seus sonhos românticos dentro da caixa de Pandora. Ao abrirmos não teremos volta. Às vezes, buscamos o caminho que nos parece mais fácil e prático, mas nos trará felicidade? Tudo isto porque não temos mais parcimônia ao lidar com o amor. E se deixássemos de perseguí-lo com tanta voracidade, ele mesmo nos encontraria. Em tempos antigos as pessoas demoravam muito tempo para apenas saber o nome da outra; mas hoje, infelizmente, o nome e os sentimentos da outra pessoa estão em segundo plano.
Não precisaríamos mandar cartas para Julieta para nos orientarmos no mar sem bússolas do amor, se apenas respeitássemos nossos mais profundos sentimentos. Mas para nos mantermos sob a égide modernista, dissemo-nos realistas, o que significa estarmos fechados para o amor e a beleza da vida. Alguns, que ainda acreditam no amor, são tachados de tolos ingênuos, mas são exatamente estas pessoas que alcançam a felicidade, pois acreditam nela. Os outros, provavelmente, encolher-se-ão, no fim de suas vidas, em leitos solitários e quartos frios envoltos em seus mantos sagrados da realidade.

Elzenir Apolinário

PS. Baseado no filme: Cartas para Julieta que se passa na bela Verona, cenário romântico onde viveram Romeu e Julieta de Shakespeare. Vale à pena assistir.

13 comentários:

  1. belo texto amiga o sentimiento do amor e lindo e nao se tem que ocultar e sempre acreditar en ela na vida .. lutar sempre sem medo ainda mesmo tachando de tolos....

    abracos
    otima semana
    saludos

    ResponderExcluir
  2. Minha querida

    são duas palavras muito importantes...elas podem mudar o destino.adorei este texto.

    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Poeta, as pessoas como nós, que se propõem a falar de amor, cantar o amor a beleza da vida são tachadas, sim.Mas no fundo, somos mais felizes por sabermos lidar melhor com nossos sentimentos e fragilidades. Amei o filme e gostei do meu texto também . Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sonhadora, este e ,se são mesmo incógnitas em nossas vidas. Nunca saberemos a resposta para ele.Obrigada pelo carinho. Bjs

    ResponderExcluir
  5. O sentimento puro e pleno do amor é bem mais profundo do que se imagina nos dias de hoje...grande beijo de bom final de semana pra ti querida amiga.

    ResponderExcluir
  6. É sob o manto do modernismo que se abafa a era romântica da humanidade. A cada geração prolifera-se mais e mais uma sociedade de solitários auto-suficientes (?)

    Quanto ao filme, tô indo agora na locadora; se é indicação sua, deve ser excelente!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Everson, acho que a emoção introspectiva acaba encontrando um jeito de se estravazar,mesmo que nos julguemos iantingíveis pelo amor...gosto mto de uma música do Pet Shop Boys que diz" você pode levar sua vida sozinho como pedra, dizer que isto é tudo o que vc quer, mas não acredito que seja verdade, pois quando vc menos espera o amor está na esquina esperando por vc." Obrigda amigo, tenha também um lindo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sid, solitários que escondem suas lágrimas no escuro. Obrigada pelos elogios, vou ficar convencida...rs. Mas gosto do que é bom. Volte para comentar. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Elzenir!

    Excelente o seu texto!

    O Amor foi banalizado,perdeu seu encanto..as pessoas até chamam qualquer encontro fortuito de amor!

    Quem o encontrar que se agarre a ele e será feliz,com certeza!

    Um beijo!

    Sonia Regina

    ResponderExcluir
  10. Sid, já me disseram que os sulistas são educados e gentis, mas vc supera todas as estatísticas. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Soninha, eu também acho que as pessoas banalizaram o amor. Amam hoje, amanhã não mais ou se conhecem hoje e já se chamam de amor. Particularmente, tenho reservas quanto a isto, pois amor nasce na convivência. Não preciso nem dizer que não acredito em amor à primeira vista. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Elzenir, não há meios de não cobrir de elogios um pessoa que usa as palavras com tamanha maestria, e que faz com que o coração do leitor se sinta acarinhado a cada linha percorrida.

    Ah, ótimo filme. Adorei!
    Mais uma vez, muito obrigado. Abraço...

    ResponderExcluir
  13. Sid, vc realmente supera as expectativas quanto ao jeito sulista de ser, ou pode ser apenas o jeito Sid de ser, se for, estou encantada!! Que bom que gostou do filme, o cenário é perfeito!!!Abraços.

    ResponderExcluir

Releituras