SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O OUTRO LADO DA DES-ILUSÃO


Algumas pessoas se agarram à ilusão pensando ser esta a atitude certa, a emoção perfeita. Acreditam piamente que a ilusão vai salvá-las de uma vida monótona e sem sentido. Ledo engano. Ilusão só vai cegá-las para aquilo que realmente é, a verdade irrefutável que se descortina a nossa frente e que nos recusamos a notar para poupar-nos da dor. Acreditem, a ilusão não é boa, ela nos afasta da verdade.

Desilusão é bom!!! Não é nenhuma loucura isto que corajosamente afirmo, pois ilusão engana. Desilusão abre nossos olhos para aquilo que realmente é. Quando nos despimos de modelos, de padrões românticos, passamos a aceitar os fatos como são e as pessoas como são, nada de pinturas perfeitas criadas pela mente viciosa que aprecia a ótica ilusória até de nós mesmos. Sim, muitas pessoas não conhecem nem a si mesmas e querem entender as outras.

Portanto, tenha a coragem de desiludir-se, assim, o poder de aceitação e compreensão pode tornar mais leve a vida. Nada de expectativas quanto a nada. Apenas aceite as coisas como são, sem medo da dor que sobrevem, pois renegamos a realidade que pode nos ferir. Como bichos acuados, corremos para a luz da ilusão por medo da verdade, esquecendo as sábias palavras do Mestre Jesus:" conhecereis a verdade e ela vos libertará". Prefira a verdade que dói à mentira que engana.


Elzenir Apolinário

11 comentários:

  1. Sábias palavras!
    A ilusão acomoda, enfraquece e rouba um tempo precioso de nossas vidas, a desilusão, no entanto, forja vencedores preparados pro que der e vier, fortificando através do aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre preferi a dor da verdade, pois com ela sei que tenho escolhas.Já vivi de ilusão muitos anos da minha vida e tirar os véus de Isis não foi fácil.Prefiro a realidade,com ela sei lidar,ao menos tento, rs... Montão de bjs e abraços. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Minha querida

    Um texto bem pés no chão...a verdade mesmo que dõa, é preferível à ilusão.
    Adorei ler-te.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  4. Ilusão é desventura,desilusão é venturosa liberdade que sempre nos surpreende com a melhor sensação de plenitude e confiança;ao contrário d ilusão que nos custa a liberdade pelo medo,a alegria e espontaneidade pelo convencional,a aceitação de nossa ainda incompletude pela soberba de querer estar c a razão.È imensamente prazeroso despir nosso ser da ilusão do outro e d nós mesmos,isso nos aproxima divinamente do Pai.

    ResponderExcluir
  5. desiludir-se é conhecer algo antes não conhecido.

    gostei do texto!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. A desilusão nos ensina outros caminhos da vida...caminhos que logico,,,nao queriamos percorrer,,,mas fazem parte...beijos de bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Ficar refém da ilusão realmente não é ficar bem.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  8. Desiludir-se não é perder a esperança ou o entusiamo diante das coisas. É abrir os olhos e enxergar a realidade como ela é, sem disfarces e assim, ter a plenitude de nada esperar, apenas viver um dia de cada vez.

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga

    A desilusão é a forma
    que a vida nos cobra,
    quando esquecemos de colocar
    um fim,
    naquilo que há muito
    já terminou...

    Que as cores da alegria
    estejam sempre em tua vida.

    ResponderExcluir
  10. .

    Foi andando, vagabundando, que os teus
    rastros encontrei. Segui os passos,
    caminhei no lastro, vi novidades por
    onde andaste e por onde andei.
    Na fonte onde tu pousaste eu matei a
    sede.
    No casebre onde tu descansaste amarrei
    a rede, me acomodei. Mas agora, linda
    senhora, digas pra mim o que faço dos
    dias que me sobram se tu estás aqui,
    já que tocar-te eu até posso, só eu não
    posso é ficar assim; tão perto de ti que
    estás tão longe de mim...

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir
  11. Oi, Elzenir, boa noite!!
    Tive duas linhas de pensamento, ao ler esse seu complexo e interessante texto.
    Minha primeira linha de pensamento é esta: Eu concordo: "viver" uma ilusão não é viver, é predestinar-se ao desencanto, que virá quando o confronto com a realidade não puder mais ser evitado.
    Segunda linha: compreendi seu ponto sobre não se iludir. Apenas que a melhor palavra talvez não seja desilusão, pois desilusão só ocorre a quem já viveu em ilusões. Talvez, e peço perdão por propor isso ao texto, o termo fosse: realidade, ser realista, centrada, prática, equilibrada (pois ilusão é o desequilíbrio do sonhar dentro da realidade)...
    A desilusão é sim, melhor que a ilusão, mas é fruto dela! Melhor não ter provado dessa fruta que termina com gosto de fel.
    Sempre amo vir aqui!
    Um beijo carinhoso
    Lello

    ResponderExcluir

Releituras