SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VIDA VIRTUAL


Alguns dias longe da vida virtual me fizeram refletir sobre nossa condição moderna, ou melhor, nosso mundo moderno que acorrenta nossas escolhas e nos direciona a caminhos sem volta. No mundo real podemos ser livres e ir para onde quisermos, ao passo que o mundo virtual nos seduz com embalagens reluzentes, mas sabemos que nem tudo o que reluz é ouro.

Ligo o pc e chega a dúvida: Blog, e-mail pessoal, e-mail profissional, msn, twitter, facebook, orkut, badoo, hi5, clube das orquídeas, casa da poesia...Posso respirar? Será que consigo viver no mundo real? Tenho tempo para os dois mundos?

Somos reféns confessos, dependentes da era tecnológica. Há pessoas que viajam de férias e não se desconectam do pc. As amizades se tornaram vagas, pois muitas delas se concretizam apenas virtualmente. Muitas pessoas procuram relacionamentos apenas na internet; eu, particularmente, não acredito neste tipo de relacionamento, prefiro o cara a cara, olho no olho...E então, será que temos medo do real e nos escondemos atrás de uma tela? Quantas interrogações!

É fato que a tecnologia está engendrada em nosso meio, mas precisamos de um pouco de moderação. A vida acontece lá fora, enquanto envolvemos todos os nossos sentidos com a tecnologia. Também é bom caminhar, conversar com as pessoas, ler, dançar, enfim viver a vida real que é mais palpável que a vida virtual. Se não observarmos com sensatez nossa condição moderna, em breve nem ao menos saberemos quem somos, se apenas mais um dispositivo externo do computador.
Elzenir Apolinário

19 comentários:

  1. cada letra sua fala forte de uma verdade que se olha muito na vida de hoje.... viver sempre estando consientes que este mundo virtual como o real se aprende muito... mais sempre o real e quem faz de nois ser o que somos.. nunca esquecer que temos ele pra ser y existir..nunca mixturar os dois....saber diferenciar uno de outor nunca deixar nos consumir.... linda entrada amiga

    saludos
    otima semana
    abracos de coracao amiga Elzenir

    ResponderExcluir
  2. Minha querida

    Em cada palavra que li há tanta verdade...mas tem que se separar as duas coisas, para conseguirmos gerir bem.

    deixo um Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Olá Elzenir
    Só o que não podemos, é deixar o mundo virtual, substituir o mundo real. Nada substitui uma boa conversa pessoalmente com os olhos nos olhos.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. É bem por aí mesmo, vivemos numa sociedade espetacularizada e predominantemente virtual. Temos de saber dosar os mundos, ponderar o que vale mais a pena em determinado momento.Temos de aprender a usar a Internet como sendo uma ótima ferramenta de trabalho, como uma invenção que funciona a nossa favor e não nos separa. Beijão

    ResponderExcluir
  5. Olá! Elzenir

    Gostei do texto!

    É! As vezes bate saudade do mundo real, quando me tranco nesse mundo virtual.

    É! Saudade, em ver e tocar, sentir...

    Abraços,
    Lu

    ResponderExcluir
  6. eu evito ao máximo ficar no pc. porque se não é uma coisa, é outra que me gruda aqui. e a vida segue correndo lá fora :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Poeta, tudo o que adoro na net é a blogagem. Mas fico sem tempo p visitar a todos. Pode até parecer ingratidão, mas não é. Obrigada por sempre estar por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Sonhadora, conheço pessoas que se abdicam da vida real para mergulharem no mundo virtual.É preciso equilíbrio emocional p separar as coisas.Mas não me isento do grupo dependente da net. Obrigada, amiga. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Wander, concordo em tudo com vc.Obrigada.Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tânia, a internet também une as pessoas, ela só não pode dominar nossas vidas. Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Lu, seja muito bem-vinda.Lute contra as garras tentadoras do mundo virtual. obrigada pelos elogios.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ita, vc tem toda a razão...o tempo não para para navegarmos na internet. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga

    Penso que as palavras
    estão corretas.
    Pena que nos tempos de hoje
    já não possamos sentir
    o perfume da vida,
    e o sabor pleno das companhias
    de outras vidas em nossa vida.
    O mundo virtual não veio para substituir o real.
    Penso ser diante de tudo,
    mais uma forma de buscarmos
    e crermos no poder do afeto,
    mesmo em formas diferentes
    do que desejaríamos.

    Que as cores da alegria
    estejam sempre em tua vida.

    ResponderExcluir
  14. A saída que encontrei para não me tornar escravo do mundo virtual, e ver o mundo real apenas passando pela janela, foi encarar meu tempo defronte ao PC como trabalho, com hora para entrar e para sair. Admito porém, que isso exige um bocado de disciplina rsrsrs...Bjsss

    ResponderExcluir
  15. Aluisio, lindas palavras. Claro que contradizem um pouco o que eu disse, mas vc encontrou uma forma de dizer que a internet pode ser proveitosa se bem manuseada. Grande abraço.Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Sid, bem verdade! A disciplina nos controla ao aproveitarmos o grande leque de opçoes que a net oferece. Obrigada pela visita. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Por isso procuro conhecer pessoalmente as amigas e nos reunirmos de vez enquando. Só no virtual é uma maravilha poder conversar com os amigos de outros estados e países,para isso é bom.
    Realmente nada substitui o contato com a nattureza, passeios, conversar na calçada...A vida real acontece a cada segundo e a virtual só apertando o botão.
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  18. Valeu, Elaine, excelente participação. Muito obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  19. .

    Por gostar do lugar eu te sigo.
    Sigas-me e me faças feliz...

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir

Releituras