SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SALVE...SALVE OS PROFESSORES

(Cena do filme: O triunfo)
A ARTE DE ENSINAR

Entro na sala e encontro alunos desmotivados, cansados e com muita vontade de me atirar pela janela. Dou um sorriso, faço perguntas e começo a mudar o assunto. Esta é a parte da qual eles não gostam, então , olho para aquele aluno lá do fundinho e faço uma brincadeira, lá vamos nós conhecer o conteúdo da aula, conversas paralelas: um olhar sério, uma pausa na fala ou outra brincadeira...aprendemos brincando e rindo de nós mesmos.

Cheguei em casa, hoje, pensando em como sou corajosa de ensinar uma língua tão difícil como a nossa, isto é o que me falam na sala de aula. Perguntas...perguntas...respostas...de repente a dúvida...Será que posso fazer melhor? Não sei, pelo menos estou tentando. E posso dizer que gosto de tentar. Aliás, professor vive tentando. Como posso saber se estou no caminho certo? Simplesmente não há caminho certo, há apenas caminhos a percorrer que não se sabe onde acabarão ou o que encontraremos na caminhada.

Penso, reflito, às vezes, chego satisfeita: hoje consegui!!! Mas, às vezes, chego arrasada pensando que o dia não foi dos melhores. Tantas angústias carregamos, tantas responsabilidades. é justo conosco? Não sei, mas sei que ensinar não é uma tarefa para qualquer mortal, é para aqueles sensíveis e perseverantes. Aliás, o verbo" perseverar" deveria que fazer parte de todas as nossas orações!!

Um presente: um elogio. O aluno chega até nós e diz que aprendeu conosco e por isso seremos inesquecíveis. Outro presente: O aluno diz que não entendeu nada, o que nos leva a pesquisar mais para ensinar e assim aprendermos mais, a humildade abre as portas da sabedoria.

Ensinar, então, é um misto de prazer e angústias que se misturam em proporções iguais. A alegria de ensinar e a dor de não conseguir ensinar-aprender. Isto mesmo, não podemos ignorar que ensinando também aprendemos. É via de mão dupla. Sei que é muito bom ser reconhecido, embora tantos mestres não o tenham sido. Não se trata de uma questão apenas remuneratória, mas principalmente afetiva, humana. Se os alunos nos trazem dificuldades, devemos entender que nós também temos dificuldades e o relacionamento vai se moldando aos poucos, pois são seres humanos lidando com seres humanos. portanto, se queres evoluir como pessoa, pegue os livros, o pincel e vá para a saula de aula!!

Elzenir Apolinário

Professora, sim, com orgulho!!!!

16 comentários:

  1. Feliz Dia dos Professores, minha Querida! ;)

    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela forma e afeto com que exerce a profissão de professora;vc é condutora de almas,sonhos,realidades...Além da língua,há que se ensinar a arte de comunicar,do respeito mútuo e da tolerância.Que a paz e a bondade de Deus fluam por vc,através das suas aulas,a todos que te rodeam.

    ResponderExcluir
  3. Então parabéns pelo os teus dias, pois realmente todos os dias são dias para comemorar pessoas importantes...

    Fique com Deus, menina Elzenir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a vc e a todos os professores amiga.

    Profissão essa que dou muito valor.

    Obrigada pela sua presença mesmo enqto estive ausente daqui, estou de voltaaaaaaaa...

    Bom fim de semana.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Feliz dia para ti querida Elzenir e para todos os Professores...

    No meu blog também tem uma preciosa homenagem...

    Um beijo enorme e que tenhas um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  6. She, muito obrigada!!! A sociedade é nossa alida nesta luta. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Fá, obrigada, minha amiga, vc sabe de minhas lutas e dificuldades, conto sempre com Deus a meu lado para me dar forças e perseverança. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Daniel, obrigada, vcs também são pessoas importantes na minha vida. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ana, uma profissão difícil, sim, mas muito nobre. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Alma, querida, obrigada. Vou conferir a homenagem. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todos. Têm meu respeito. Que alcancem o valor merecido nessee país. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Carlos, quanto tempo, amigo, obrigada pelo reconhecimento. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elzenir... tudo bom?
    Muuito bom o seu blog, suas idéias, seu bom gosto e sensibilidade. Parabéns pelo trabalho.
    Estou te seguindo.
    Beijos no coração,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  14. Edu, seja muito bem-vindo, obrigada pelos elogios,fazemos o que podemos com os recursos que temos. Fique à vontade para voltar. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Elzenir, mais uma vez, tenho o prazer de te dizer que sou fascinada com seu blog e com o poder que tem em administrar as palavras para expressar seus sentimentos.Ah!!!E obrigada a você, professora, por fazer do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Você é uma mestra admirável...Abraço

    ResponderExcluir
  16. Amanda, minha querida, que felicidade vc por aqui. Sempre me elogias pelo trabalho com o blog. Obrigada pelas apalvras tão gentis e pelo carinho. Vc sempre estará em minhas lembranças, torço para q vc seja também um excelente profissional como é aluna. Bjs

    ResponderExcluir

Releituras