SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

QUEM ERA ARTHUR FLECK?


Resultado de imagem para o coringa

Quem era Arthur Fleck?

Uma reflexão sobre o filme O curinga. Contém spoliers...

    " É impressão minha, ou o mundo está ficando mais maluco?" Esta pergunta de Arthur Fleck à sua assistente social, chamou-me a atenção pelo seguinte fato: Arthur, mais tarde o curinga, era um rapaz solitário, portador de uma psicose do riso que o envolvia em situações amargas. Ele soltava gargalhadas incontroláveis mesmo diante de situações conflituosas e perigosas, uma resposta involuntária e muitas vezes inocente. O protagonista vivia o drama dos excluídos da sociedade e tinha momentos de alegria apenas ao lado da mãe que aparentemente apresentava distúrbios psicológicos e era extremamente dependente de Arthur. Dois seres solitários relegados à indiferença do poder público e ilhados da empatia de qualquer ser humano.
     Arthur não apresentava comportamento violento, pelo contrário, sofreu violência física, injustiça e assédio moral por parte dos que o rodeavam. Parecia que as pessoas sentiam prazer em feri-lo, já que não era uma pessoa considerada " normal". Tinha acabado de saber que o governo havia cortado o programa social do qual era beneficiário com atendimento psicológico e ainda na volta para casa, vem a cena do metrô em que três rapazes, considerados ilustres assediam de forma desrespeitosa uma jovem que estava sozinha. A doença do riso se manisfesta e os rapazes surram brutalmente Arthur, que não parava de rir, logo  desperta-se o Coringa que estava adormecido, pois Arthur reage à surra que levava dos rapazes com tiros certeiros de uma arma que lhe foi oferecida por um colega de trabalho. Curiosamente, o personagem se tranca m um banheiro público e não demonstra remorso, faz sim, uma dança em comemoração do que se foi e do que estava por vir.
    A partir deste ato criminoso, O coringa se revela e Arthur Fleck vai se perdendo na narrativa. A mãe que sempre pediu que ele colocasse um sorriso no rosto, também foi vítima do palhaço que resolveu se vingar de todos que lhe maltrataram. Ela alegara q ele era  filho do homem mais rico de Gottam, Thomas Wayne, a quem sempre  pedia em cartas ajuda para os dois desvalidos, mas Wayne nega as afirmações, dizendo que a mulher sofria de psicose, o que deixa Arthur confuso, irado por ter sido enganado. 
       Até então, são apresentados motivos para a reação violenta de Fleck, mas é preciso salientar que nada justifica a violência, apenas explica. Há muitos Flecks perdidos na sociedade, que caminham nas sombras da exclusão e não reagem com crueldade. Mas também é preciso lançar um olhar reflexivo sobre este emblemático personagem que mexe até mesmo com a cabeça dos atores que o encenam e mudarmos nossa forma de lidar com o próximo. As dores de Arthur podem ser nossas dores e uma frase dele não me sai da cabeça: " A pior parte de se ter uma doença é que as pessoas esperam que você viva como se não a tivesse." Outra frase dita à assistente social também revela um traço da dupla personalidade do personagem quando diz: Você não ouve uma só palavra do que eu digo, nunca ouviu você me  pergunta se eu tenho pensamentos negativos e eu só tenho pensamentos negativos.
      Não se esgotam aqui as reflexões e polêmicas, há muito ainda o que se extrair desta bela crônica do mundo pós- moderno. A atuação de Joaquim Phoenix merece um oscar, mas também merece um oscar os atores da vida real que não envergam sua dignidade diante das intempéries da vida.Vale assistir ao filme e pensar quão doente está nosso mundo, quão carentes e solitárias as pessoas vivem por que estamos sob  a égide do egoísmo e da individualismo. 

Elzenir Apolinário

5 comentários:

  1. A violência latente, precariamente submersa em fina camada de contenção social, e com ânsias de emergir, parece uma tendência da Humanidade. Admirei sua bela e muito humana análise. Penso que há inúmeros fatores para que assim nos encontremos. Entre eles, penso que poderiam estar: a sociedade perdeu o rumo do ser, a consciência moral, ética, humana; o mal foi poetizado, banalizado, e não é tratado de maneira sincera e objetiva, mas visto como uma opção do ser, um "desvio aceitável", o que ele jamais será; a vida abençoadora deixou de ser desejável, porque desejável se tornou a satisfação própria, a justificativa própria, o desejo próprio - porque o egocentrismo manda; bem e mal foram relativizados.
    Então, as pessoas são influenciadas há décadas por esses perfis de sentimento e comportamento, e resta o que temos lido nos jornais, visto na televisão, ouvido na música e assistido no cinema: desajuste, violência em todos os aspectos, individualidades à flor da pele, direitos sem deveres, confusão da psique.
    Onde vai parar? Não sabemos. Mas estamos indo para lá...
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto boa reflexão...O futuro da humanidade é incerto. O egoísmo impera e não vejo saída p está triste realidade. Obrigada pelas belas palavras. Abraço

      Excluir
  2. Infelizmente, n consigo ler sua resposta...Em francês ou inglês conseguiria... Obrigada por visitar a página.

    ResponderExcluir
  3. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a vocês email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir

Releituras