SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O BANQUETE DE PLATÃO E EU

Fui convidada a participar do banquete de meu amigo do saber: Platão, já que não gosto deste termo vou modificá-lo: buscador do saber.Os buscadores do saber se reúnem para tomar porres homéricos e discutir algum assunto como forma de trocar seus conhecimentos. O ponto alto do banquete é o discurso. Neste discurso o tema foi o amor. Cada filósofo fez sua consideração a respeito do amor.Um estudo de seu conceito e importância. Vamos aos discursos:

Fedro: Eu afirmo que o amor é um deus e o mais antigo deles, o mais honrado e o mais poderoso para a aquisição da virtude e felicidade entre os homens, tanto em sua vida como após sua morte.

Pausânias: Sem amor não há Afrodite e se Afrodite são duas, dois são os amores: O amar e o amor. O amar e o amor não é todo belo e digno de ser louvado, mas apenas o que leva a amar belamente. Amar o corpo decentemente é belo, indecentemente é feio.

Erixímaco:A combinação de discordantes enquanto discordam, é impossível, e inversamente o que discorda e não combina é imposível harmonizar. Toda impiedade, com efeito, costuma advir, se ao amor moderado não se aquiesce, nem se lhe atribui honra e respeito em toda ação.

Aristófanes: Os homens ainda não se deram conta do poder do amor, senão a ele construiriam templos e altares. Para o futuro nos dá maiores esperanças.

Agatão: O amor é o mais jovem dos deuses, o mais belo e o melhor deles. O amor anda e reside no que há de mais brando entre os seres, violência não toca em amor, pois é delicado e não cede à força. O mais corajoso de todos os deuses. Ele é que produz estes versos:

Paz entre os homens, e no mar bonança,
repouso tranquilo de ventos e sono na dor

Diotima:( por Sócrates):O amor não é mortal nem imortal. É o desejo de se ter o que é bom e ser feliz para todo homem.
Sócrates: Todos os homens devem honrar o Amor e eu próprio prezo o que lhe concerne e cultivo, e agora sempre elogio o poder e a virilidade do Amor na medida em que sou capaz.



É chegada a minha hora de discursar, confesso que fiquei intimidada pelas sábias palavras que ouvi naquele banquete, mas ainda faltava a posição da única mulher presente naquela reunião.

Elzenir: O amor é o mais sublime dos sentimentos. Nasce da verdade, ele não é um deus, mas é a verdade pura, simples. Não é possível sustentá-lo na mentira. É o mais forte dos sentimentos, portanto foi feito para os fortes e corajosos, não para os fracos e covardes.