SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

MEMÓRIAS

Havia um tempo em que as ruas eram de terra e provocavam a alegria da criançada, as apostas eram de quem dava um salto mais distante. Mesmo quando caminhões atolavam e lançavam jatos de barro para todos os lados, viam-se sorrisos nos rostos. As ruas de terra, hoje, são lamentos de todos. Não se vê mais crianças brincando inocentemente nas ruas, pois a inocência pode custar caro.

Minha casa tinha uma janela disputada por todos, agora as janelas de minha casa vivem trancadas. Não havia um muro que separasse a casa do vizinho, pois todos eram como uma grande família. Hoje, os muros altos escondem a face dos moradores e os protege da amizade que pode haver no outro.

Os prédios não encobriam a bela Igreja Matriz, pois havia apenas um deles em tímida altura. A cidade sorria para os visitantes, agora, ela os olha com desconfiança.

A vida era simples, mas cheia de significados, uma árvore em pé servia para balanços, uma árvore cortada servia como pula pula. É que não tínhamos computadores, usávamos a sustentabilidade para construir brinquedos.

Houve um tempo em que ir à escola era como mudar de casa, pois esta era um lugar acolhedor e cheio de carinho. A professora era mãe e os colegas, irmãos. Aprender era uma aventura sem par. Uma viagem só de ida para a terra da imaginação. Hoje, quem não sabe manusear as tecnologias não sabe nada.

Ao logo do tempo, aprendemos que a evolução é necessária, mas percebemos que ela é devastadora. As coisas simples não têm lugar em nosso mundo moderno, o que é simples ficou para trás nas estradas de terra e encoberto pela poeira do tempo. Só há uma coisa que a poeira do tempo jamais vai apagar: as memórias registradas em nossas mentes daqueles bons tempos bem vividos.

Elzenir Apolinário


Em homenagem aos alunos do 1ºp. de Arquitetura da UNIPAC.