SABEDORIA

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro. É mais preciosa que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante a vida longa, na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. (Provérbios 3:13-17)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O OUTRO LADO DA DES-ILUSÃO


Algumas pessoas se agarram à ilusão pensando ser esta a atitude certa, a emoção perfeita. Acreditam piamente que a ilusão vai salvá-las de uma vida monótona e sem sentido. Ledo engano. Ilusão só vai cegá-las para aquilo que realmente é, a verdade irrefutável que se descortina a nossa frente e que nos recusamos a notar para poupar-nos da dor. Acreditem, a ilusão não é boa, ela nos afasta da verdade.

Desilusão é bom!!! Não é nenhuma loucura isto que corajosamente afirmo, pois ilusão engana. Desilusão abre nossos olhos para aquilo que realmente é. Quando nos despimos de modelos, de padrões românticos, passamos a aceitar os fatos como são e as pessoas como são, nada de pinturas perfeitas criadas pela mente viciosa que aprecia a ótica ilusória até de nós mesmos. Sim, muitas pessoas não conhecem nem a si mesmas e querem entender as outras.

Portanto, tenha a coragem de desiludir-se, assim, o poder de aceitação e compreensão pode tornar mais leve a vida. Nada de expectativas quanto a nada. Apenas aceite as coisas como são, sem medo da dor que sobrevem, pois renegamos a realidade que pode nos ferir. Como bichos acuados, corremos para a luz da ilusão por medo da verdade, esquecendo as sábias palavras do Mestre Jesus:" conhecereis a verdade e ela vos libertará". Prefira a verdade que dói à mentira que engana.


Elzenir Apolinário