Jamais conheci uma biografia que me impressionou tanto quanto a de Marie Curie. Neste mês da mulheres não poderia esquecer-me dela. Uma mulher em que se pode encontrar todas as outras: mães, esposas, donas de casa e incansáveis profissionais. Uma grande pesquisadora que fez grande bem à humanidade. Suas dedicadas pesquisas e trabalhos incansáveis junto de seu marido Pierre Curie trouxeram para nós a descoberta do rádio, elemento químico usado em radioterapias.
A grande mulher, vinda de família pobre, casou-se teve duas filhas e trabalhou arduamente pela Ciência. lecionou em Universidades importantes como a Sorbone na França.O fato que mais me impressionou nesta mulher é que ela não se curvava diante de dificuldades e desafios. Um deles foi o fato de ficar viúva prematuramente, com duas filhas para criar, e ainda recusar do Estado uma ajuda de custo alegando:"Tenho saúde e capacidade para trabalhar, não preciso de esmolas."Quando muitas mulheres não recusariam a oferta em momento tão delicado. É mesmo um exemplo de força, determinação e amor pelo trabalho.Tornou-se até mesmo vítima da Ciência. Seu corpo sucumbiu ao constante contato com materias radioativos.
Parabéns, Marie, espero que Deus tenha dito a você quando chegou ao céu:" Marie Curie, você fez um bom trabalho."
Elzenir Apolinário, sua grande admiradora!
Minha querida
ResponderExcluirUma grande mulher...também admiro muito.
Beijinhos
Sonhadora
bela lembrança, ótimo post.
ResponderExcluirMaurizio
Linda história de mulher!beijos,chica
ResponderExcluirUm belo exemplo de força
ResponderExcluirbeijos Amore
Olá! Dei uma passadinha por aqui,
ResponderExcluirsó para ver como você estava
e te desejar um
ÓTIMO DIA!!!
Lembre-se, hoje é um dia muito especial,
Melhor que ontem e muito melhor que amanhã,
Hoje você têm a oportunidade de fazer as coisas diferentes.
Bom Dia!!!
beijooo.
Elzenir,
ResponderExcluirestou aqui pela indicação de meu/nosso amigo muito querido Hod. Conversando com ele, ele me disse: mas como assim, vocês duas são do mesmo estado, e são professoras de português...eu pensei que...
rsrsrs
E é verdade, amiga! Não sei por que a gente ainda não trocou algumas "figurinhas literárias"...e outras tb... e estou aqui justamente para isto.
Quero que conheça meu Projeto Adormecer e Acordar Palavras (LEXICOTERAPIA), que foi a razão da criação de meu blog:
http://botoesmadreperola.blogspot.com
Ficarei muito contente se me der a honra de conhecê-lo e conhecer-me tb.
Quem sabe vc me ajuda a divulgá-lo!
Um grande abraço!
Ah, e vc não poderia ter escolhido melhor representante para seu post-homenagem! Marie Curie é sem dúvida uma pessoa ímpar, admirável.
linda história de uma grande mulher.. parabens pelo texto..beijão
ResponderExcluirBela história!
ResponderExcluirTemos que valorizar mulheres que como ela não mediram esforços para tornar a ciência também uma arte femnina!
Beijos! ^^