![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEii1w2Rm483EAEr_RDcMefczbsA9_g213PdpR6GIOjRq6ljLuls2oJC24Eagi6g_8AEwQ17MKEW6-W5MSiBaUbOT9i9niBbna9s7yXDcvRc_0oNUVYzHmnUnzcxIKkPDrrDtMgS2OCq4ldL/s320/o+pensador.jpg)
Estas reflexões começam através de um fato curioso que aconteceu comigo na universidade onde trabalho. Uma aluna que havia participado do seminário literário, ao ver sua nota do trabalho no portal, aproximou-se de mim e inesperadamente pediu-me que diminuisse sua nota porque ela não havia lido o livro apresentado. Sua atitude surpreendeu os presentes. A situação era dicotômica, pois a sinceridade dela mereceia benevolência, mas a atitude de não ler o livro merecia punição. Minha aprendizagem com o magnífico rei Salomão exarou que ela sofreria pequena punição.
Tudo aconteceu nesta semana....A partir deste dia aumentou, ainda mais minha inquietação com a mente humana. Como meu querido Machado de Assis, gosto de observar o comportamento humano.Cheguei à seguinte conclusão: a verdade pode ser cruel, mas dói menos que a mentira, mas é preciso ter a coragem desta aluna para assumir a verdade e imunizar-se contra as tentações da mentira. A pessoa que é feita de verdade não se aquieta com as inverdades. E ainda há pessoas honestas neste mundo, basta que nos aproximemos delas, gente do bem, que só nos farão acrescentar, jamais empobrecer o espírito.
Esta foi uma semana de grandes aprendizados...
Querida Elzenir
ResponderExcluirGostei do post...ele faz-nos ver que o mundo não está completamente perdido.
Um beijo carinhoso
Sonhadora
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente está raro ver pessoas sinceras e de boa índole, mas existem muitas.
ResponderExcluirQue bom que seu aluna tem carácter, pois eu considero essa, uma das maiores virtudes!
Bjus!
E qual foi a punição?
ResponderExcluirPost culto, pelo menos pra mim, aprendi duas palavras novas: dicotomia e exarar, uhuhhuhuh
Obrigado pela visita e comentário, seja sempre bem-vinda em meu recanto. Como percebeu estou seguindo seu blog assim podemos manter contato. bom fim de semana.
ResponderExcluirCara Mestra/Poetisa
ResponderExcluirNão vejo outro instrumento de reorganizar a raça humana, se não um professor.A aluna em referencia acredita na mestra,a nota é pura estatítica, a magia do seu conceito sobre ela é mais forte. Parabéns
hello, nice posting..come to my blog..smile from indonesia
ResponderExcluirHola Elzenir,
ResponderExcluirLa sinceridad en una persona es el valor mas preciado, no tiene precio.
la mentira o el engaño tienen los pasos muy cortos.
Te dejo unos besos.
Fernando.
A punição foi a perda de 3 pontos. atenuada pela sinseridade da aluna! Viver é aprender a cada instante em qualquer situação.Abraços carinhosos a todos.
ResponderExcluirObrigada, Ari, suas palavras me emocionaram demais!!!Grande beijo.
ResponderExcluirHello, Herman Sahari...I can`t open your home page,But i`m so happy with your visit. Thanks.KISSES
ResponderExcluira verdae cruel dói menos q a mentira...parabéns q verdade, Machado de Assis sempre o mestre de quem escreve, nós q temos esta pretenção não há como ignorar o pai das letras e da Academia, belo texto, profundas conclusões, bjos, bjos, bjosss
ResponderExcluirOlá:-)
ResponderExcluirSou nova aqui ainda não li todos os seus post's mas apreciei este por me fazer pensar nessa aluna e que conheço poucas pessoas que tivessem tal atitude. O meu filho é autista de alto funcionamento e eles não sabem nem conseguem mentir ( mesmo que por omissão).
Ainda bem que na vida damos com estas pessoas algo diferentes.
Beijinhos
Olá amiga,
ResponderExcluirObrigada pela sua visita e amável comentário!
Voltarei com mais tempo para ler seus posts, meu filhote tá dodói (com febre) e estou aqui de plantao.
(gente vai perdoando, o teclado aqui nao tem os nossos acentos)
Abracos com carinho,
Márcia
Olá minha cara professora,estou passando para uma rápida visita e quero agradecer sua simpática visita e amável comentário. Obrigada por seguir o blog. Volto com mais tempo depois. Bj.
ResponderExcluirOI Elzenir,esta sua aluna com certeza seria expulsa do Senado Federal, por falta de decoro parlamentar(rs).
ResponderExcluirAdorei o seu blog, e trago-lhe um especial convite de Betina Lara e Lucia Helena, que estão aprontando todas no meu blog, "COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO".
Espero você por lá.
E não saio mais daqui.
É de humor...e de graça!
Um abração carioca!!!
Uau... E quantos anos tem essa aluninha?
ResponderExcluirOi, Paulo, esta aluna merece todo meu respeito pq ela me respeitou ao dizer a verdade. Temos que validar as pessoas.Bjs
ResponderExcluirOi, Marcos, ela deve ter em média 20 anos.Tenra idade e é exemplo para todos nós.
ResponderExcluirElzenir, me fez lembrar de quando estava ainda no primário. Não havia feito o dever de casa, e a professora iria corrigir um por um na mesa dela, fui com tanto medo, mas tinha um bom senso falando forte em meu íntimo que tinha que falar a verdade. Ela perguntou porque não fiz e eu disse que foi porque eu não queria. Ela chamou a classe e disse que sempre deveríamos dizer a verdade e por isso ela me daria o visto e me parabenizou. Obrigado por essa releitura. Ofereço-te um selo e uma brincadeira. Um grande abraço, querida professora.
ResponderExcluirEstoi seguindo seu blog. Vou voltar para melhor.
ResponderExcluirMas de início, gostei muito desse texto.
A verdade é sempre melhor que a mentira.
Um grande abraço
Elzenir,
ResponderExcluirTemos que convir, que atitudes destas são raras! Ainda bem que há gente boa, que tem coragem de admitir que errou e merece uma punição.
Bj,
Marisa
Talvez eu desse dois prêmios no lugar de uma pena branda, Elzenir. Um prêmio por ter confessado, para servir de exemplo não somente ao mentirosos, mas, também, aos que, mesmo sem mentir, são incapazes de reconhecer quando erram. O segundo prêmio pela inteligência: por conseguir uma boa nota no trabalho sem ler o livro. Exceto na hipótese de que o trabalho tenha sido copiado de outra pessoa.
ResponderExcluirMas a minha vinda aqui foi para agradecer pela sua visita e por tornar-se acompanhante do nas horas e horas e meias
Beijos
Gracias por la melodia.
ResponderExcluirCiao!
Sejam muito bem vindos o novos releitores, vamos fazer deste, um lugar de troca de experiências, uma mesa redonda com diálogo aberto e igualitário.Sejam vocês a essência deste blog, que não tem a intenção de apenas ser bonito, mas que seja uma verdadeira fonte de conhecimentos e interação. Bjs
ResponderExcluirQue ensinamento maravilhoso vc nos transmite nesse post!!
ResponderExcluirA verdade nada além da verdade, ontem ouvi um trecho de uma musica que falava assim, "Quando eu tiver que mentir que eu possa falar a verdade!!!"
Lindo né?
Olá Elzenir! Que bom que estou aqui não é?
ResponderExcluirComo sempre seus posts são reflexivos!!!
Pegarei em breve o selinho!
Um enorme abraço!
Adriana Pimentel
Elzenir!
ResponderExcluirSou nova por aqui e estou gostando muito. Sou de Recife, e como psicóloga que sou, vivo observando o comportamento humano.
Parabéns pelos seus textos.
Essa sua colocação me faz repensar algo que muito venho questionando: a honestidade. Algum tempo atrás, se honesto era um dever. Hoje, diariamente,vemos nos meios de comunicação, as pessoas que têm um comportamento honesto, são recompensadas, são enfatizadas. Mas, o que está acontecendo? Ser honesto não é mais um dever e sim uma escolha de cada um? Que valores são esses? Como educar e repassar para as nossas crianças, a importância dos valores éticos e morais?
Nina Rosa
Penso não ser esta uma atitude isolada.
ResponderExcluirAs vezes também percebo alunos que pedem par diminuir uma nota quando a correção de uma prova é feita errada.
O problema é que hoje estamos tão bombardeados pelo ruim, pelo injusto, pelo levar vantagem em tudo, que atitudes assim nos surpreendem.
Mas o bom é vefr sementes que plantamos brotarem.
Uma linda semana que se inicia para ti.
BOA TARDE!!! MAHATMA GANDHI DIZIA QUE O ERRO NÃO SE TORNA VERDADE POR SE DIFUNDIR E MULTIPLICAR FACILMENTE.DO MESMO MODO A VERDADE NÃO SE TORNA ERRO PELO FACTO DE NINGUÉM A VER...PARABÉNS PELO BLOG..BJS
ResponderExcluirOi Elzenir!
ResponderExcluirAdorei seu post,me fez recordar da minha adolescência.Gostava muito de ouvir um certo vinil,que ficou bem estragado de tanto ouvir certa música.
Eu Sei
Um dia pretendo
Tentar descobrir
Porque é mais forte
Quem sabe mentir
Não quero lembrar
Que eu minto também...
Você é mesmo muito especial.Bjs